Uma publicação no Diário Oficial da Prefeitura de Cuiabá revelou que as viagens dos vereadores Demilson Nogueira (PP) e Eduardo Magalhães (Republicanos) para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Xangai, na China, custaram R$ 38.008,76 ao orçamento da Câmara Municipal de Cuiabá.
De acordo com o documento, assinado na última sexta-feira (24), as passagens aéreas foram adquiridas sem processo licitatório, por meio de dispensa, junto à empresa C. H. Vieira da Costa Consultoria Empresarial Ltda. O contrato tem como objetivo o fornecimento das passagens para participação oficial dos parlamentares na Cúpula das Cidades Ásia-Pacífico 2025 e no Fórum de Prefeitos e China Internacional Import Expo – CNE 2028.
O valor pago, de R$ 38.008,76 (trinta e oito mil e oito reais e setenta e seis centavos), cobre as duas viagens internacionais. Segundo o ato administrativo, a despesa foi justificada como de “interesse público e institucional”, por envolver eventos ligados à cooperação entre cidades e oportunidades de intercâmbio econômico.
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto que autorizava o custeio de viagens internacionais de vereadores em missões oficiais acompanhando o prefeito Abilio Brunini (PL). A proposta gerou críticas dentro e fora da Casa, sobretudo pelo momento em que foi apresentada, diante de um cenário de contenção de gastos e cobrança por mais transparência na gestão do Legislativo.
A proposta não detalha custos totais, tampouco prevê prestação de contas financeiras, apenas um relatório das atividades, a ser apresentado 15 dias após o retorno.
Fonte: www.gazetadigital.com.br