Por ordens do Paiaguás, deputado pede vista e adia votação de projeto na CCJ

Por ordens do Paiaguás, deputado pede vista e adia votação de projeto na CCJ
Compartilhar

Cumprindo ordens do Palácio Paiaguás, o deputado estadual Doutor Eugênio (PSB) pediu vista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (ALMT) do projeto de Lei que concede aumento salarial com ganho real de 6,8% aos servidores do Poder Judiciário mato-grossense.

O pedido ocorreu após o presidente da CCJ e relator da matéria, deputado Eduardo Botelho (União), ter apresentado um parecer favorável ao projeto, que já passou em primeira votação no Plenário.

Em seu voto, Botelho lembrou que o Judiciário tem autonomia para determinar o aumento salarial de seus pares, e que o projeto não fere o teto de gastos do Estado de Mato Grosso.   A deputada estadual Janaina Riva (MDB) acompanhou o relator.

Porém, Eugênio, por escrito, encaminhou um pedido de vista sob alegação de que o projeto teria que ser analisado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), antes da Assembleia votar.

Diante de protestos dos servidores do judiciário, o presidente Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (Sinjusmat), Rosenwal Rodrigues, criticou o governador Mauro Mendes (União), afirmando que o mesmo estaria extrapolando o seu poder ao interferir em projetos dos demais Poderes.

O presidente da Corte Estadual, José Zuquim Nogueira, e os desembargadores Orlando Perri, Nilza Maria Possas de Carvalho e Carlos Alberto da Rocha, acompanharam a sessão demonstrando apoio ao projeto.   Agora o parlamentar terá 48 horas para devolver o seu voto vista, e o projeto voltará a ser analisado na próxima semana para poder entrar em segunda votação no Plenário.

Drº Eugênio seguiu a cartilha do Palácio Paiaguás que iniciou uma cruzada contra o projeto, visando as eleições de 2026. Na avaliação do governador Mauro Mendes (União), caso o projeto seja aprovado, haverá uma pressão dos servidores do Estado e outros Poderes para conseguir um aumento salarial real.

Com isso, ele acredita que os deputados não conseguirão ser contra e nem o governo, já que tem a intenção de disputar o Senado Federal e eleger o seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos) seu sucessor.

 

 

 

Fonte: www.gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %