Comparação sugere que a nova formulação oral pode oferecer uma alternativa para o tratamento de pessoas com obesidade
A versão em comprimido do Wegovy, medicamento para tratamento da obesidade, apresentou ser tão eficaz quanto a versão em caneta injetável, segundo novo estudo divulgado nesta quarta-feira (5) pela Novo Nordisk, fabricante do fármaco. A comparação indireta, baseada em estudos de fase 3, sugere que a nova formulação oral pode oferecer uma alternativa de tratamento para pessoas com obesidade.
O estudo OASIS 4, que avaliou a eficácia e segurança do Wegovy em comprimido, mostrou que pessoas que tomaram Wegovy oral atingiram reduções de peso corporal de 5%, 10%, 15% e 20%, além de mudanças positivas nos marcadores cardiometabólicos e na qualidade de vida.
Esses resultados são semelhantes ao estudo STEP 1, em que o Wegovy injetável demonstrou uma perda de peso média de 17%, com um terço dos pacientes atingindo uma redução superior a 20%.
“A possibilidade de oferecer uma formulação oral com eficácia comparável à versão injetável representa um avanço fundamental na personalização e na conveniência do tratamento da obesidade”, afirma Marilia Fonseca, diretora médica da Novo Nordisk no Brasil, em comunicado à imprensa.
Além da comparação entre as formulações, o estudo OASIS 4 trouxe resultados que fortalecem as evidências de benefícios da semaglutida, princípio ativo do Wegovy, para a saúde cardiovascular, para redução de peso em mulheres com menopausa e melhora da função física. Os dados foram apresentados durante a ObesityWeek, que acontece em Atlanta, nos Estados Unidos.
“É empolgante ver esses novos resultados, que mostraram melhorias claras nos parâmetros glicêmicos e nos fatores de risco cardiovascular em todos os pacientes tratados com a semaglutida oral 25 mg, independentemente da quantidade de peso perdida”, afirma Domenica Rubino, investigadora do estudo e diretora do Washington Center for Weight Management and Research, em Washington, D.C.
Em fevereiro, a Novo Nordisk submeteu um pedido de Novo Medicamento (NDA) à Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, para a formulação em comprimido de Wegovy. A análise está prevista para ser concluída até o final deste ano.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br