Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que calcula probabilidades do futebol, o Corinthians agora detém apenas 1,1% de chance de disputar o torneio continental em 2026. Já o São Paulo possui um pouco mais: 11,4%.
Além do Timão e do Tricolor, outras seis equipes do Brasileirão estão na briga. Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro já estão matematicamente garantidos, enquanto o Mirassol soma mais de 99% de chances. Os outros cinco clubes são: Bahia (97,6%), Botafogo (95,4%), Fluminense (85,6%), Atlético-MG (6%) e Vasco (1,6%).
G6 vira G7
Não são apenas os seis primeiros colocados que irão ganhar vaga na Libertadores de 2026. Isso porque o G6 já virou G7, uma vez que Palmeiras e Flamengo, líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, disputam a final continental deste ano.
Sendo assim, com um deles inevitavelmente sendo campeão e assegurando presença na próxima edição, abre-se mais uma vaga via torneio de pontos corridos.
Corinthians e São Paulo na tabela
O Corinthians teve a sua ascensão freada nas últimas partidas. O time de Dorival Júnior vinha de três vitórias consecutivas, mas perdeu em sequência para o Red Bull Bragantino e para o Ceará, ficando estagnado no meio de tabela do Campeonato Brasileiro.
O Timão ocupa a 13ª posição do torneio, com 42 pontos conquistados. A distância para o G7 é de nove pontos, mesma diferença da equipe para o Z4.
O São Paulo também vem de dois tropeços seguidos e se encontra na oitava posição, com 45 pontos. Na próxima rodada, os rivais se encontram em confronto direto na briga pela classificação à Libertadores de 2026.
Majestoso à vista
- Corinthians x São Paulo (34ª rodada do Brasileirão)
- Data e horário: 20/11 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
- Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Por Gazeta Esportiva foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians