A Unesp abriu as inscrições para o Processo Seletivo Unesp-Enem 2026, que oferece uma nova modalidade de ingresso na instituição.
Esta é a primeira vez que a universidade reserva vagas diretas exclusivamente pelas notas do Enem. O cadastramento poderá ser feito até 19 de janeiro de 2026, pelo site da Vunesp. A taxa de inscrição é de R$ 20 (vinte reais).
Os vestibulandos podem consultar o Manual do Candidato do Unesp-Enem nas páginas da Unesp e da Fundação Vunesp.
Quem pode concorrer às vagas?
O exame é destinado aos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nas edições de 2024 e/ou 2025. A modalidade oferece 729 vagas em cursos de 23 cidades. Ficaram de fora neste formato apenas as carreiras cujo ingresso necessita de provas de habilidades específicas.
Os cursos disponíveis para ingresso pelas notas do Enem são oferecidos em 23 câmpus universitários: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
O resultado dos pedidos dos benefícios será divulgado em 11 de dezembro, nos sites da Vunesp e da Unesp. O resultado da seleção será divulgado em 30 de janeiro de 2026, junto com o resultado do Vestibular Unesp 2026.
Outras formas de ingresso
Para ingresso em 2026, além das 729 vagas do Processo Seletivo Unesp-Enem, 5.867 vagas já foram oferecidas no Vestibular Unesp 2026, cuja segunda fase acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro de 2025.
A Unesp conta ainda com 934 vagas que serão preenchidas por meio do Provão Paulista Seriado, 144 destinadas ao Vestibular Unesp Meio de Ano 2026 e ainda 16 oferecidas pelo Unesp-Enem Meio de Ano 2026.
Somam-se a essas cinco formas de ingresso, 451 vagas adicionais que serão oferecidas para participantes de olimpíadas do conhecimento, por meio do Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp, com inscrições abertas e prazo de cadastramento até 4 de janeiro de 2026, pela página da Vunesp, sem cobrança de taxa.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br