A grande final da Copa Libertadores está chegando. Neste sábado, o maior jogo da temporada para o futebol sul-americano irá mexer com as paixões dos torcedores de Palmeiras e Flamengo, que se enfrentam a partir das 18h (de Brasília) no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
Para um jogo como este, muitos torcedores se apegam a superstições e curiosidades. Por isso, a Gazeta Esportiva separou alguns fatos curiosos que irão envolver a final entre os times de maior dominância no futebol brasileiro nos últimos anos.
Uma vitória para cada
A final deste sábado será o terceiro encontro entre Palmeiras e Flamengo em competições da Conmebol, todos em finais.
- Em 1999, o Rubro-Negro conquistou a Copa Mercosul após uma vitória de 7 a 6 no agregado de duas partidas.
- Em 2021, o Alviverde venceu a final da Copa Libertadores em jogo único, com 2 a 1 na prorrogação.
Além disso, o campeão deste ano será o primeiro time brasileiro a conquistar quatro títulos da Libertadores. Além de Palmeiras e Flamengo, os outros times com três conquistas são São Paulo, Santos e Grêmio.
Empate com os Hermanos
Independentemente do vencedor entre Palmeiras ou Flamengo neste sábado, o Brasil conquistará seu 25º troféu da Libertadores, igualando a Argentina como os países com mais títulos na competição.
Desde o começo da final em formato de jogo único, em 2019, cinco das sete decisões da Copa Libertadores foram disputadas entre times brasileiros, incluindo Palmeiras x Flamengo em 2021, e agora, em 2025. As exceções foram duas edições com times do Brasil e da Argentina, nas quais as equipes brasileiras saíram vitoriosas.
Fonte: www.gazetaesportiva.com.br