Além de cantor, Tim Maia era síndico? Entenda apelido dado por outro nome grandioso da MPB

Além de cantor, Tim Maia era síndico? Entenda apelido dado por outro nome grandioso da MPB
Compartilhar

A origem do apelido mais inusitado de Tim Maia envolve política, humor e uma música icônica; veja como tudo começou.

No Dia do Síndico, celebrado em 30 de novembro, uma das histórias mais saborosas da música brasileira volta aos holofotes: afinal, Tim Maia era realmente síndico? A resposta é quase tão divertida quanto a personalidade do próprio artista! O apelido nasceu de uma mistura de amizade, humor, crítica social e, claro, música e envolve ninguém menos que Jorge Ben Jorum dos grandes parceiros e amigos de Tim!

A seguir, entenda como o dono de “Não Quero Dinheiro” virou também o eterno “Síndico do Brasil”.

Uma amizade, um bar e um apelido improvável

A história começa ainda antes da fama nacional. De acordo com o portal Alpha FM, Tim Maia e Jorge Ben Jor se aproximaram frequentando o famoso Bar do Divino, na Tijuca, no Rio de Janeiro, ponto de encontro de jovens músicos da zona norte carioca. É dessa convivência que nasce uma parceria que renderia histórias para além do palco

O apelido surgiu anos depois, quando Jorge Ben Jor fez um show de fim de ano para a agência W/Brasil, de Washington Olivetto. Após a apresentação, os dois conversavam sobre os rumos do país – na época sob o governo de Fernando Collor.

Em tom de brincadeira, Olivetto comentou que “o Brasil estava tão estranho que Tim Maia poderia acabar virando síndico do país”. A resposta espirituosa veio de Jorge Ben Jor, que disse que isso não seria difícil, já que Tim “tinha até interesse na profissão”!

Esse interesse, aliás, era real: Tim já havia reclamado com o amigo sobre o síndico de seu prédio, que sempre deixava uma escada atrapalhando a passagem. A bronca cotidiana, tão típica do espírito irreverente do artista, virou combustível para o apelido.

Há mais de 30 anos, Faustão se vingou ao vivo de Tim Maia após levar um bolo e provocou a ira do cantor

Pouco tempo depois, Washington Olivetto descobriu que Jorge Ben Jor estava produzindo uma música inspirada exatamente nessa ideia. Assim nasceu a icônica “W/Brasil (Chama o Síndico)”, lançada em 1990, que eternizou o apelido de Tim Maia para as gerações seguintes. A canção cita explicitamente o artista em versos hoje clássicos: “Eu vou chamar o síndico… Tim Maia!”.

O brado virou marca registrada! Mesmo quem não conhecia a anedota original passou a associar Tim ao posto e o apelido foi absorvido com humor pelo próprio cantor, conhecido pela maneira debochada com que encarava a vida.

Tim Maia realmente foi síndico?

Apesar do apelido, Tim Maia nunca foi síndico de fato do Brasil, muito menos de algum prédio… embora tivesse o costume de reclamar de problemas de convivência, como qualquer morador típico


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %