E a tendência é que não haja grandes mudanças. A alta cúpula ainda enxerga um cenário de reconstrução e não pretende cometer nenhuma loucura para o próximo ano.
Um fator que preocupa é o pouco tempo de pré-temporada que o time vai ter. Isso porque o Paulistão já começa dia 11 de janeiro. No final do mesmo mês também já tem a largada do Brasileirão. O Alvinegro Praiano ainda terá Copa do Brasil e Sul-Americana em 2026.
“O Santos não vai fazer nada drástico. Temos que ter muita calma, tentar ser mais assertivo. Entendemos que as vezes o futebol erra, alguns dão certo e outros não. As vezes as pessoas necessitam de um imediatismo muito forte. O Santos vai pontuar algumas coisas, claro, é natural. Alguns vão sair e outros chegar, mas com muita calma para que a gente tenha um Santos melhor em 2026”, disse o executivo de futebol Alexandre Mattos.
“Ano que vem vai ser uma loucura. Não tem como fazer nada drástico. O Santos tem uma base. Uma base muito melhor que o resultado que foi produzido. Foram vários jogos que poderíamos ter pontuando mais. Temos que ser mais eficazes, como nos últimos jogos. Vamos pontuar algumas coisas, sim, mas nada drástico. O Santos não tem dinheiro a rodo. Temos que ter muito pé no chão e aproveitar algumas oportunidades no mercado”, ampliou.
E a expectativa é ter alguns reforços caseiros. Mattos entende que tem jogadores que ainda ainda podem dar uma resposta melhor com a camisa do Santos.
“Vimos o Adonis um pouco mais adaptado já. O Alexis Duarte nem jogou ainda, é um grande zagueiro, de seleção paraguaia. Vimos o Arão, que sofreu no começo. Tem o Igor Vinicius, que veio muito criticado… e tem outros que vieram e ainda não deram certo, mas temos uma expectativa e convicção que podem nos ajudar”, analisou.
Em 2025, o Santos investiu pesado no mercado. Foram 20 contratações ao longo do ano.
Os resultados, porém, foram aquém do esperado. No Paulista, o time caiu na semifinal, para o Corinthians. Na Copa do Brasil foi eliminado na terceira fase, para o CRB.
No Brasileirão, o Alvinegro Praiano ficou na 12ª colocação, com 47 pontos. A equipe, que chegou à última rodada ainda com chances de rebaixamento, garantiu uma vaga na Sul-Americana de 2026.
Gazeta Esportiva foto: Raul Baretta/Santos FC
Por Rodrigo Matuck