Evento ocorre neste sábado (13), com atividades de formação e apresentações públicas
O 1º Festival de Dança Siriri será realizado neste sábado (13), em Chapada dos Guimarães, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar. O evento reúne grupos de siriri em atividades de formação e apresentações públicas.
Realizado pelo Grupo Folclórico de Siriri Patucha, o festival contará com cerca de 100 participantes entre dançarinos, músicos e equipe fortalecendo a tradição do Siriri e levando cultura a comunidade. Participam das atividades grupos representativos da cultura popular de Cuiabá e de Chapada dos Guimarães.
As atividades tem início às 11h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Magia do saber “Anita Goulart”, com recepção e almoço dos participantes. Às 14h, ocorre a roda de conversa entre os grupos, seguida de oficinas de instrumentos tradicionais (viola de cocho, ganzá e mocho).
As apresentações públicas começam às 20h, na Praça Dom Wunibaldo, em Chapada dos Guimarães.
Participantes do Festival
Grupo Folclórico de Siriri Patucha de Chapada dos Guimarães: fundado em 2000, o grupo é referência na cultura chapadense, preservando a tradição do cururu e siriri com forte atuação comunitária.
Grupo Águas do Cachuá da comunidade rural de João Carro, em Chapada dos Guimarães: fundado em 2022, destaca-se como um dos principais grupos de siriri feminino do estado, reunindo mulheres da comunidade voltado a cultura e à transformação social.
Grupo Buriti do Cerrado: criados por educadores da Rede Municipal, o grupo valoriza o siriri cuiabano e mantem ações pedagógicas e apresentações, foi criado em 2016 em Cuiabá.
Grupo Flor do Cambambe da comunidade de Água Fria, em Chapada dos Guimarães: é um dos grupos mais antigos do estado, preservando o siriri como prática comunitária.
Fonte: www.secel.mt.gov.br