A paixão pelos esportes é um sentimento intenso que faz com que as pessoas atravessem fronteiras para acompanhar seu time de coração ou ver seu ídolo ao vivo e a cores. E isso tem transformado o turismo esportivo em uma tendência que cresce ano a ano, com impactos na economia brasileira.

Segundo pesquisas apontadas pelo Ministério do Turismo, 40% dos viajantes entre 25 e 34 anos planejam viagens para outros estados do Brasil ou internacionais somente para acompanhar competições esportivas. Exemplos disso são os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, quando o país recebeu mais de 6,5milhões de turistas estrangeiros. A tradicional corrida de São Silvestre, em São Paulo, em 2024, teve mais de 37 mil participantes de mais de 40 países.
João Paulo, diretor comercial de uma operadora de turismo, afirma que o crescimento do turismo esportivo vai continuar crescendo de forma gradual:
“E a gente entende que esse crescimento é gradual, vai continuar acontecendo. Ainda tem muito espaço para crescer, o mercado ele vem em franco crescimento e ano a ano segue, a gente percebe isso em cada evento que a gente opera, que cada vez mais nós levamos mais turistas atraindo mais interesse. Então a gente entende que, uma vez que entidades tomem a decisão de trazer seus eventos e as outras percebem que o Brasil é um país que operar o turismo esportivo é uma ótima ideia, esse crescimento vai continuar acontecendo de forma orgânica e gradual, com toda certeza”.
André Habib, que é profissional de educação física, conta que costumava viajar para assistir jogos de futebol como torcedor, mas agora o entretenimento se tornou trabalho:
“Então, eu comecei como torcedor devido ao amor ao meu clube de coração, porém isso se tornou um trabalho, E , consequentemente, eu continuei essas viagens como profissional da área de jornalismo também, de comentarista de futebol. Então isso me fez juntar o útil ao agradável. E isso me faz estar sempre feliz em estar presente nesses grandes eventos”.
O turismo esportivo impacta principalmente os setores hoteleiros e de serviços, tornando-se assim uma importante estratégia econômica, de acordo com o Ministério do Turismo. A pasta aponta que o crescimento desse setor é liderado principalmente pelas gerações que enxergam no turismo esportivo uma forma autêntica de conexão e vivência.