O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira que o governo de Donald Trump tem um plano em três etapas para a Venezuela. A divulgação da estratégia ocorre após tropas dos Estados Unidos invadirem o país sul-americano e sequestrarem o presidente Nicolás Maduro no último sábado.

Rubio detalhou que o plano consiste em estabilização, recuperação e transição. Segundo ele, os Estados Unidos estão “prestes a concluir um acordo” para comprar dezenas de milhões de barris de petróleo da Venezuela e “vendê-los a preços de mercado”.
Inicialmente, na fase de estabilização, o dinheiro levantado com a venda do petróleo venezuelano será controlado pelos Estados Unidos.
A segunda fase, que é a de recuperação, vai garantir que empresas americanas, ocidentais e de outros países tenham acesso ao mercado venezuelano de forma justa. Nesta fase, a proposta do governo norte-americano é promover uma reconciliação nacional dentro da Venezuela, anistiando a oposição a Maduro, libertando da prisão as forças contrárias ao chavismo e “reconstruindo a sociedade civil”.
A terceira e última etapa do plano, segundo Rubio, é a transição política, na qual caberá ao povo venezuelano iniciar as reformas para transformar seu país.
Pedro Lacerda Rádio Nacional