MT: DESASTRE NATURAL: Temporal derruba árvores e postes e deixa bairros sem energia na região do Coxipó

MT:  DESASTRE NATURAL:   Temporal derruba árvores e postes e deixa bairros sem energia na região do Coxipó
Compartilhar

Ventania intensa provocou a queda de pelo menos 24 árvores e quatro postes

Uma forte chuva acompanhada de ventos intensos provocou uma série de transtornos na região do Coxipó, em Cuiabá. O temporal, concentrado principalmente na Zona Sul da capital, resultou na queda de ao menos 24 árvores e causou danos significativos à rede elétrica, com o registro de quatro postes derrubados.

De acordo com balanço da Defesa Civil Municipal, o bairro Tijucal foi o ponto mais crítico da tempestade. A força dos ventos derrubou árvores de grande porte, que atingiram a fiação elétrica e deixaram moradores sem fornecimento de energia. Além do Tijucal, também foram registradas ocorrências nos bairros Distrito Industrial, Santa Cruz, São José e Imperial.

Apesar da intensidade da chuva e da ventania, não houve registros de alagamentos. Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, o principal impacto do fenômeno climático foi causado pelo vento. “Até o momento, não recebemos chamados relacionados a inundações, o que demonstra que o principal impacto foi provocado pela ventania”, afirmou.

Entre os prejuízos confirmados, uma árvore caiu sobre o muro de uma residência, provocando danos estruturais. Apesar do susto e dos relatos de momentos de apreensão por parte dos moradores, não houve registro de feridos.

Equipes da Energisa atuam de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para a substituição dos postes danificados e o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica nas áreas afetadas.

A Defesa Civil mantém equipes em campo realizando vistorias preventivas e não descarta a confirmação de novos danos ao longo desta segunda-feira, como destelhamentos e problemas estruturais que ainda podem ser identificados durante as inspeções técnicas.

A orientação do órgão é para que a população redobre a atenção em áreas com árvores de grande porte, fiação exposta e estruturas metálicas. Em situações de emergência, os canais oficiais da Defesa Civil e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) devem ser acionados imediatamente.

Fonte:     copopular.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %