“O tratamento por ondas de choque consiste na aplicação de ondas de pressão mecânica que estimulam o tecido-alvo. No caso do Neymar, o tratamento foi provavelmente direcionado ao menisco, local da lesão operada, possivelmente com sutura meniscal, com o objetivo de auxiliar na reparação e reduzir o tempo de imobilização”, explicou.
“O procedimento pode causar um leve desconforto, mas raramente é tão intenso. Em situações muito específicas, pode-se utilizar anestésico tópico, algo que acontece em menos de 1% dos casos”, completou.
Aos gritos, os amigos de Neymar demonstram muita dor ao realizarem o procedimento durante o vídeo publicado, o que intrigou os torcedores sobre o quão intenso o tratamento seria.
Alexandre Alcaide ainda ressaltou a importância de atletas recuperarem bem os tecidos lesionados para evitarem novas complicações após o retorno às atividades.
“Atletas de alto rendimento precisam que o tecido reparado suporte elevados níveis de estresse mecânico. O foco é otimizar essa regeneração para permitir um retorno seguro e competitivo às atividades”, concluiu.
Próximo jogo
Santos
- Jogo: Guarani x Santos
- Data e horário: 18 de janeiro de 2026 (domingo) | 20h30 (de Brasília)
- Competição: Campeonato Paulista
- Local: Brinco de Ouro
Gazeta Esportiva foto: Raul Baretta/ Santos