Seduc inicia etapa descentralizada da Semana Pedagógica com foco na prática escolar; atividades começam na segunda-feira (26)

Seduc inicia etapa descentralizada da Semana Pedagógica com foco na prática escolar; atividades começam na segunda-feira (26)
Compartilhar

Até 30 de janeiro, ações da Seduc fortalecem formação continuada para o ano letivo 2026 que começa em 2 de fevereiro

A Semana Pedagógica 2026 entra em sua segunda fase entre os dias 26 e 30 de janeiro, desta vez diretamente nas 628 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso. A etapa descentralizada marca a continuidade do processo formativo iniciado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), cuja primeira fase se encerra nesta sexta-feira (23), no Complexo Leila Maluf, em Cuiabá, consolidando o evento como um dos momentos mais estratégicos de organização da educação pública estadual.

Realizada desde o dia 19 de janeiro, a primeira fase reúne cerca de 10 mil servidores, entre gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, nutricionistas e técnicos, com foco no alinhamento das diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão, às vésperas do início do ano letivo, previsto para 2 de fevereiro.

Agora, os profissionais que participaram das formações presenciais assumem o papel de multiplicadores, levando às unidades escolares os conhecimentos, orientações e práticas discutidas ao longo das 16 oficinas formativas e palestras realizadas em Cuiabá.

Durante a segunda fase, as escolas passam a ser o centro do processo formativo, com estudos coletivos, organização interna e planejamento pedagógico voltado à realidade de cada unidade.

Além disso, os servidores também terão acesso à formação continuada por meio da Plataforma Avadep – Ambiente Virtual de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional, onde poderão realizar parte dos 25 cursos disponibilizados pela Seduc, ampliando as possibilidades de desenvolvimento profissional e aprofundamento pedagógico. Confira e lista completa dos cursos no anexo.

Entre os novos cursos ofertados estão Metodologias Inova-Ativas na Recomposição das Aprendizagens, Finanças na mochila: Educação Financeira na escola, Projeto Integrador: conexões curriculares, Alfabetização e Letramentos Linguístico e Matemático e Atendimento Educacional Inclusivo na Perspectiva do Ensino Colaborativo, entre outros.

As formações contemplam desde práticas pedagógicas inovadoras até temas ligados à inclusão, recomposição das aprendizagens e integração curricular.

Na avaliação da diretora regional de Educação do polo Sinop, Cristiane Olinda Signor, a segunda fase da Semana Pedagógica representa um momento decisivo para transformar em prática tudo aquilo que foi debatido coletivamente na etapa inicial, em Cuiabá.

“A participação ativa dos gestores na primeira fase foi essencial para assegurar a continuidade e a profundidade desse processo formativo. Cabe agora a cada equipe socializar os aprendizados, contextualizá-los à sua realidade e integrar os novos profissionais que chegam à rede, especialmente os professores recém-concursados”, disse ela.

Christiane acrescentou que “a expectativa é garantir um corpo docente preparado, engajado e alinhado às políticas públicas educacionais, mantendo o compromisso com a excelência do ensino e com a evolução contínua dos indicadores educacionais em Mato Grosso”.

Para o diretor regional de Educação do polo Diamantino, Luis Henrique Dutra Trentim, a segunda fase do evento consolida um movimento essencial de aprofundamento do planejamento escolar, ao levar para dentro das unidades os grandes eixos discutidos na etapa inicial. “Esse momento permite que as equipes gestoras e pedagógicas alinhem estratégias, detalhem o orientativo pedagógico e se apropriem de instrumentos fundamentais, como o guia do professor iniciante, fortalecendo a organização do trabalho docente e a coerência das ações pedagógicas ao longo do ano letivo”, acrescentou Luiz.

“Além disso”, acrescenta Théo Gonçalves Vicente, diretor regional de Educação do polo Primavera do Leste, “este é o momento de levar para cada unidade escolar os conhecimentos construídos coletivamente na primeira fase, promovendo a integração entre teoria e prática. Trata-se de uma etapa ímpar, que fortalece o compromisso da rede estadual com a excelência e reafirma seu papel como referência em educação pública. Seguimos confiantes de que esse movimento formativo contínuo se refletirá diretamente na qualidade do ensino oferecido aos nossos estudantes”.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, com a continuidade da Semana Pedagógica nas unidades escolares, a Seduc reforça o modelo de formação permanente, colaborativa e descentralizada, garantindo que o planejamento construído coletivamente se transforme em ações concretas no cotidiano das escolas.

“A segunda fase consolida o compromisso da rede estadual com uma educação pública organizada, integrada e preparada para iniciar o ano letivo de 2026 com alinhamento pedagógico, gestão qualificada e foco na aprendizagem dos estudantes”, conclui Alan Porto.

Rayane Alves Seduc-MT


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %