MT: CORRIDA CONTRA O TEMPO: Mauro Mendes inicia negociações para definir suplentes em eventual candidatura ao Senado

MT:  CORRIDA CONTRA O TEMPO:   Mauro Mendes inicia negociações para definir suplentes em eventual candidatura ao Senado
Compartilhar

Cidinho Santos desponta como nome para primeira suplência enquanto articulações se intensificam no cenário majoritário

O governador Mauro Mendes (União) já iniciou as tratativas para negociar os nomes que podem compor sua eventual chapa ao Senado como suplentes, diante da projeção eleitoral para o próximo pleito. As conversas envolvem a composição da majoritária e o alinhamento do grupo político que dá sustentação ao governo estadual, reforçando os indícios de que Mendes deve deixar o cargo no fim de março para disputar uma vaga no Senado.

A largada das negociações ocorreu com o ex-senador e atual presidente do Conselho Fiscal da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), que surge como principal cotado para ocupar a primeira suplência. A conversa, conforme apurou a reportagem, ocorreu neste mês e reforça a confiança política entre Mendes e Cidinho, considerado um dos principais articuladores do grupo governista.

Embora mantenha publicamente o discurso de que ainda não decidiu seu futuro político e que a definição ocorrerá apenas em março, o governador já vem sendo visto em articulações pelo interior do estado. Durante agenda recente na região do Araguaia, também foi cogitada a indicação do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, para a segunda suplência na chapa.

A possível escolha de Cidinho Santos não causa surpresa dentro do grupo político de Mauro Mendes. Ex-senador, ele é apontado como braço-direito do governador na articulação política e teve papel central na construção da aliança entre Mendes e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. No cenário atual, também atua como elo do governo estadual com lideranças nacionais. Cidinho já foi primeiro suplente de Blairo Maggi (PP) entre 2011 e 2018, assumindo o mandato no Senado em 2016, quando Maggi se licenciou para assumir o Ministério da Agricultura no governo Michel Temer.

As negociações para definição de suplentes também avançam entre outros pré-candidatos ao Senado. A deputada estadual Janaina Riva (MDB) convidou o ex-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Fernando Cadore, para integrar sua chapa como suplente, proposta que ainda está em avaliação. Outro nome do agronegócio sondado por Janaina é o produtor rural Ilson Redivo, presidente do Sindicato Rural de Sinop.

Já o deputado federal José Medeiros (PL), que também se lança à disputa pelo Senado, mantém conversas com o produtor rural Odílio Balbinoti Filho, conhecido por sua atuação no agronegócio e alinhamento ao bolsonarismo. Balbinoti foi um dos principais doadores de campanhas em Mato Grosso em 2022 e chegou a colocar seu nome à disposição do PL para disputar o governo do Estado, mas recuou.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), por sua vez, ainda não detalhou suas articulações, mas deve discutir a composição de sua chapa com lideranças do agronegócio, como Blairo Maggi e Eraí Maggi. Situação semelhante ocorre com o ex-presidente da Aprosoja, Antônio Galvan (DC), que tenta construir uma aliança com o PL para disputar o Senado ao lado de Medeiros, embora ainda não tenha apresentado possíveis nomes para as suplências.

A escolha de suplentes é tradicionalmente utilizada como instrumento de negociação política para viabilizar alianças partidárias. Um exemplo recente é o do senador Wellington Fagundes (PL), que tem como primeiro suplente Mauro Carvalho (PRD). À época filiado ao União Brasil e considerado braço-direito de Mauro Mendes, a indicação de Carvalho foi decisiva para selar a aliança eleitoral em 2022.

Já o senador licenciado Carlos Fávaro tem como primeira suplente Margareth Buzetti (PP), indicação feita em 2018, quando ambos integravam o grupo político do governador Mauro Mendes.

Fonte:    www.copopular.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %