Capacitação visa atender a demanda no município em relação ao mercado de trabalho
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) firmou parceria com o município de Campo Novo do Parecis para a oferta de cursos técnicos profissionalizantes na área de saúde. A abertura de vagas está em fase de alinhamento e em breve serão ofertados cursos de capacitação em atendimento e tratamento de feridas e curso de auxiliar de saúde bucal (ASB). A previsão é que as aulas iniciem já no segundo trismestre.
A oferta atende a demanda de mão-de-obra para o município em relação à qualificação de novos profissionais nos sistemas de saúde público e privado. De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, parcerias como essas ampliam o alcance do ensino técnico profissional, melhorando a qualidade dos profissionais no mercado de trabalho.
“O Governo do Estado, por meio da Seciteci, têm buscado priorizar as demandas de cada município em relação ao ensino técnico. A ideia é oferecer qualificação profissional que atenda a necessidade do mercado de trabalho, observando o contexto de cada região. Tenho certeza que parcerias como essa fortalecem e ampliam o alcance do ensino técnico profissional”, destacou o secretário Allan Kardec.
Após avaliação estratégica com o município, ficou definida a implementação dos cursos de Capacitação em Atendimento e Tratamento de Feridas, voltado para técnicos em enfermagem, com foco em protocolos modernos de cicatrização e cuidado humanizado; e de Curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB): com ensino de preparação de ambiente de atendimento, esterilização de materiais, e auxílio em procedimentos clínicos e cirúrgicos.
As modalidades dos cursos foram alinhadas entre a Seciteci, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores. A avaliação técnica da demanda contou ainda com o prefeito da cidade, Edilson Piaia, a secretária municipal de saúde, Cleide Anzil; a coordenadora atenção básica, Cristiane Galli Cardoso; a coordenadora de média e alta complexidade, Elaine Aparecida da Silva; e com a coordenadora saúde bucal, Nathagyla Launna Mariano da Silva Coelho. Além dos vereadores Deilson Lopes Beiral e Dricka Lima.
Beatriz Passos Seciteci