A secretária de Turismo de Cuiabá, Nilza Taques, apresentou à diretoria de pousadas e hotéis, diretoria do Projeto Pantanal, e ao Conselho Municpal de Turismo, do município de Barão de Melgaço, o aplicativo Turismo Cuiabá, uma ferramenta desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, de fomento ao setor. Durante o encontro, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur),Tarso Ricardo Lopes, classificou o aplicativo como “visionário” e “renovador”. A reunião, que contou com a participação da Secretaria Municipal de Tursmo e Meio Ambiente de Barão, atende ao planejamento da gestão Emanuel Pinheiro em potencializar o turismo das cidades que integram o Vale do Rio Cuiabá. O encontro foi realizado no início da semana, em Barão de Melgaço, a 109 km distante da capital.
Leia também -Quase 80% do desmatamento do Cerrado ocorreu de forma ilegal, mostra estudo
“Foi uma reunião muito produtiva. Estamos em uma segunda fase da expansão do aplicativo na cidade Barão de Melgaço. Na primeira fase, estivemos aqui com a prefeita da cidade, Margareth Gonçalves da Silva. Na época, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica permitindo que todos os eventos e ações voltadas ao turismo fossem disponibilizados por meio da ferramenta, possibilitando aos turistas conhecer o potencial da cidade, assim como a oferta de serviços e eventos. Aqui, temos pousadas magníficas e surpreendentes, e pelo aplicativo será possível ver as belíssimas fotos dessas pousadas, hotéis e da cidade. Estamos aqui para atender um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro que, quando ocupou a presidência do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, determinou que incluíssemos os demais 12 municípios da baixada na rota do aplicativo do Turismo Cuiabá “, contou a gestora da pasta.
Elogiando a ferramenta, o presidente do Conselho de Turismo, Tarso Lopes, reafirmou o compromisso de auxiliar a divulgação do aplicativo aos demais proprietários de hotéis e pousadas. “Estamos aqui para fortalecer o Comtur e essa parceria dos empresários dos hotéis e pousadas para divulgar o turismo de Barão. Estou entendendo o aplicativo a sua função e irei repassar aos empresários da região. Queremos todas as pousadas e hotéis regularizadas dentro deste aplicativo. É uma ideia sensacional e inovadora”, disse.
O Turismólogo, Edu Sá, conta que a Prefeitura de Cuiabá, por meio da pasta do Turismo, criou o aplicativo e está cadastrando os 12 municípios do Vale do Rio Cuiabá. “Aqui, em Barão de Melgaço, estamos cadastrando bares, restaurantes, grupos de apresentações culturais, calendário de eventos , guias e todas as ofertas do turismo que vai estar em sua aba de Barão de Melgaço. É essencial essa participação da Secretaria do Turismo, membros do Conselho do Turismo, secretarias de Barão de Melgaço para o preenchimento das informações. O prefeito Emanuel Pinheiro nos forneceu o respaldo para iniciar o trabalho quando presidiu o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá”.
O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barão de Melgaço, Fábio Senatore, destacou a importância da adesão ao aplicativo. “É de suma importância para o desenvolvimento do município que é carente e não temos essa possibilidade de fazer um aplicativo. E como Cuiabá escolheu a gente para um plano piloto, a gente fica muito grato por isso e vamos trabalhar juntos para fortalecer o turismo da nossa região”, conta.
Participaram do encontro: Lauzio Luiz da Silva – líder do projeto da Pantanal – Sebrae-MT, Tarso Ricardo Lopes – Pousada Pantanal Norte e presidente do Comtur, Raimundo Bispo Júnior – Pousada Siá Mariana, Marcos Antonio de Souza (Comtur), Fábio Neiz Senatore, Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barão de Melgaço, Sueli Maria da Silva Gonçalves – Representante e líder do projeto Pantanal -Sebrae-MT e José Marcos Vargas – presidente da Instância de Governança Regional – IGR Pantanal.
Aplicativo:
Para acessar o aplicativo basta baixá-lo na Play Store e Apple Store ou acessar o QR Code no site http://turismo.cuiaba.mt.gov.br. No aplicativo, você encontrará rotas de gastronomia, igrejas, Centro Histórico, rotas das cervejas artesanais, rotas dos balneários, de pesca esportivas e eventos. No total, são mais de 700 estabelecimentos cadastrados de diversos segmentos.
Fonte: gazetadigital.com.br