O colesterol é uma molécula que desempenha funções essenciais no corpo, mas o seu excesso pode representar um sério risco cardiovascular. Para manter níveis adequados e seguros, uma dieta e estilo de vida saudável pode ajudar em diversos sentidos, incluindo uma especiaria queridinha de Gisele Bündchen.
Entre os alimentos comprovados pela ciência para reduzir os níveis de colesterol no sangue estão grãos integrais, nozes e sementes, frutas e vegetais, leguminosas, óleos vegetais saudáveis e peixes oleosos — desde que acompanhados de atividade física adequada e diminuindo a ingestão de gordura saturada. O que frequentemente esquecemos é que os temperos podem trabalhar a nosso favor, tornando a comida mais saborosa e também adicionando seus benefícios.
A canela é um dos ingredientes mais antigos utilizados pela humanidade, mas agora um tanto desvalorizada devido ao fato de ser encontrada em todo lugar. Mas a canela fresca, incluída e aprovada na dieta de Gisele Bündchen, é uma joia aromática com uma infinidade de benefícios à saúde. A comunidade científica vem estudando a especiaria há muitos anos, confirmando que ela pode ajudar a prevenir e tratar doenças.
Como explica a nutricionista Laura García Iruretagoyena, a canela é usada na medicina tradicional há milhares de anos e hoje sabemos que é rica em minerais como ferro e cálcio, além de ser uma potente antioxidante graças aos seus compostos fenólicos. Também possui notáveis propriedades antimicrobianas e antiparasitárias, além de sua capacidade de ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue, a pressão arterial e o colesterol.
Isso é confirmado por diversos estudos recentes que apontam o papel que essa especiaria pode desempenhar na indústria alimentícia e no tratamento de pacientes com diversos problemas de saúde:
“Podemos afirmar que a canela e seus derivados, como extratos e óleo essencial, têm demonstrado poderosos benefícios no tratamento de diversas doenças, como doenças cardiovasculares, câncer, Alzheimer e diabetes tipo 2, além de sua atividade como antibacteriano, cicatrizante, ansiolítico e antidepressivo, imunoestimulante e inseticida, além de seu papel hepatoprotetor”, diz Laura García.
Embora ainda haja muita pesquisa e desenvolvimento a serem feitos sobre compostos à base de canela que sejam realmente eficazes na medicina, podemos enriquecer nossa dieta com muitas receitas com a especiaria ou a adicionando em variados tipos de pratos e bebidas, especialmente se já estivermos cuidando de nossa alimentação para reduzir os triglicerídeos e manter o colesterol total e LDL – o colesterol “ruim” – sob controle.
Aqui vale um alerta: não se deve usar a canela de forma descontrolada, a colocando em tudo, mas a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) define a ingestão diária tolerável em 0,1 miligramas por quilo de peso corporal por dia, então teríamos que consumir muita canela na forma de tempero para exceder os limites seguros.
Gisele Bündchen tem diversos segredos com a canela e não esconde a sua preferência pelo uso da especiaria em seu dia a dia. Mas, em seu livro ‘Nutrir: receitas simples para o corpo e alma‘, a modelo brasileira listou um preparo especial com um suplemento potente
Segundo a namorada de Joaquim Valente, que foi mãe pela terceira vez recentemente, a canela é um ingrediente indispensável em uma receita de leite dourado, preparado quente e com amêndoas e mel. A bebida queridinha de Yasmin Brunet é comprada pela estrela em sachês em pó e enriquecida com açafrão, ashwagandha e tâmaras.
De fato, Gisele prioriza uma alimentação saudável e a canela só tem a acrescentar com seus benefícios.