Alimentação escolar terá aumento de 55%, diz ministro Camilo Santana

Alimentação escolar terá aumento de 55%, diz ministro Camilo Santana
Compartilhar

Em pronunciamento, ele falou sobre ações e queda da evasão escolar

Mais de 180 mil escolas públicas voltam às aulas nesta semana. O retorno de milhões de estudantes foi destaque no pronunciamento do ministro da Educação, Camilo Santana, em cadeia de rádio e televisão neste domingo. O ministro fez um balanço das ações do governo nos últimos anos. Ele destacou, por exemplo, a restrição do uso de celulares em sala de aula e a ampliação da conectividade nas escolas públicas, que passou de 45% em 2023 para 70% em 2026. Hoje, segundo Santana, 96 mil escolas já contam com parâmetros adequados de internet. Além disso, de acordo com o ministro, houve um salto na alfabetização.

“E mais de 240 milhões de livros já estão chegando nas escolas públicas do país pelo nosso programa nacional do livro didático. E não para por aí. Antes, apenas 36% das crianças estavam alfabetizadas no tempo certo. Em 2024, o índice de alfabetização praticamente dobrou, com 60% das crianças lendo e escrevendo no padrão esperado para a idade.”

Camilo Santana afirmou que, neste ano, a alimentação escolar terá um aumento de 55%. O ministro comentou também que o abandono escolar entre jovens caiu pela metade, assim como o atraso escolar, com mais estudantes na idade adequada para a série. E destacou outros avanços.

“Desde 2023, o governo do Brasil entregou mais de 2.250 unidades escolares, creches e quadras esportivas. Obras que estavam paralisadas foram retomadas e mais de 6 mil estão em andamento. Quando o assunto é escola em tempo integral, em 2023, o Brasil tinha apenas 17% dos municípios com política de educação integral. Hoje, 91% das cidades brasileiras já registram política de educação em tempo integral.”

Ainda de acordo com o ministro, o programa Pé-de-Meia já beneficia 6 milhões de estudantes. A iniciativa oferece uma bolsa mensal de 200 reais e mil reais ao final de cada ano concluído. Camilo Santana disse ainda que o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, cresceu 40% nos últimos anos.


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %