Nesta terça-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, será inaugurado a Unidade de Coleta de Sangue Davi Almeida Franco, em Várzea Grande. O espaço homenageia o pequeno Davi, de 9 anos, que faleceu em outubro deste ano após ser atingido por uma linha de cerol enquanto andava de bicicleta no bairro Cristo Rei.
Conforme a prefeitura, a estrutura vai funcionar como um centro de coleta com a capacidade média de 50 coletas por dia e vai abastecer hospitais com sangue e seus derivados, fortalecendo a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade de coleta funcionará na antiga sede do Departamento de Água e Esgoto (DAE), localizada na região central do Cristo Rei. De acordo com o modelo adotado, o sangue coletado será encaminhado ao hemocentro de referência para separação de plaquetas, glóbulos e demais componentes.
Após esse processo, os derivados retornam à unidade de Várzea Grande, que também atenderá o Pronto-Socorro Municipal, o Hospital Metropolitano, além de unidades da rede privada.
A nova estrutura conta com equipe formada por dois médicos, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um gestor e um profissional administrativo. O espaço dispõe de sala de coleta, pré-triagem, triagem clínica, sala médica, sala de recuperação e dois banheiros.
O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Fonte: www.gazetadigital.com.br