Brazão foi o goleiro titular do Santos ao longo de toda a temporada e encerrou o ano como o atleta com mais jogos do elenco. Ao todo, ele esteve em campo em 53 das 54 partidas disputadas pelo clube. O único duelo em que não esteve em campo foi contra a Inter de Limeira, pelo Paulistão, devido a um quadro de lombalgia.
O camisa 1 foi um dos principais destaques da equipe no ano e fez diversas intervenções importantes ao longo do Brasileirão, contribuindo decisivamente para a permanência do Peixe na Série A. Uma defesa emblemática foi na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, quando defendeu cabeçada à queima-roupa de Kaiki.
Outro grande jogo de Brazão aconteceu no empate em 2 a 2 com o Botafogo, no Nilton Santos, pela 30ª rodada da Série A. O goleiro terminou a partida com sete defesas, sendo seis dentro da área. O mesmo cenário se repetiu no triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória fora de casa, no primeiro turno, quando fez oito defesas e salvou o Peixe do empate.
Não à toa, Brazão terminou o Brasileirão de 2025 como goleiro com mais defesas. Segundo dados da plataforma Sofascore, ele foi titular do Santos em todas as 38 rodadas e defendeu 127 finalizações, superando nomes como Cleiton (Red Bull Bragantino), Rafael (São Paulo) e Léo Jardim (Vasco).
Monitorado por outros clubes, Brazão fica no Santos?
Com o desempenho excepcional em 2025, Brazão passou a despertar o interesse de clubes do Brasil e do exterior. O Flamengo colocou o goleiro como um dos principais alvos para a próxima temporada. O Santos, entretanto, não pretende negociar o jogador e acredita estar protegido pela multa rescisória de 70 milhões de euros (cerca de de R$ 445 milhões na cotação atual).
No último diz 3 de dezembro, Brazão respondeu sobre o interesse do Flamengo e deixou seu futuro nas mãos do Santos. “Estou muito feliz no Santos. Deixo isso para a diretoria. Deixo para os meus empresários. Meu pensamento é só aqui, domingo temos uma final”, disse o goleiro antes do jogo contra o Cruzeiro.
Já o vice-presidente do Santos, Fernando Bonavides, disse confiar na permanência do arqueiro para a próxima temporada.
“Sem dúvidas ficará. O Brazão é nossa joia, um dos responsáveis pela nossa ascensão no campeonato. É um atleta fenomenal, tanto no aspecto profissional como no aspecto particular. Isso faz toda a diferença, é sensacional todo o trabalho dele”, disse em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva no Troféu Mesa Redonda 2025.
Próximos jogos do Santos
- Santos x Novorizontino (primeira rodada do Paulistão)
- Data e horário: a definir
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
- Palmeiras x Santos (segunda rodada do Paulistão)
- Data e horário: a definir
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)37
Gazeta Esportiva foto: Raul Baretta/ Santos FC