O atleta, portanto, foi absolvido no artigo 243-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em “atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente”. A punição foi referente ao artigo 191, que diz respeito a “deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou especial, de competição”, com multa de R$ 100 mil.
Caso Bruno Henrique
Bruno Henrique foi denunciado por forçar um cartão amarelo em partida contra o Santos, no Mané Garrincha, válida pelo Brasileirão de 2023, supostamente para beneficiar apostadores. Em setembro, o STJD havia condenado o jogador a 12 partidas de suspensão e multa de R$ 60 mil.
Contudo, o Flamengo entrou com efeito suspensivo e, desde então, o atleta vinha jogando normalmente. O STJD havia começado a julgar na última segunda-feira, mas a sessão foi adiada após o auditor Marco Aurélio Choy pedir vista do processo, termo usado quando um membro do tribunal solicita mais tempo para analisar o caso antes de emitir seu voto.
Defesa comenta decisão do STJD
Flávio Willeman, vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, e o advogado do clube rubro-negro, Michel Asseff Filho, comentaram a decisão. Willeman revelou não estar 100% satisfeito com a decisão, mas considerou o julgamento “justo”.
“Qualquer aluno primário de direito aprende que decisão judicial se cumpre ou se recorre, assim fez o Flamengo quando saiu vencido na primeira instância e te digo que não sai 100% satisfeito com o julgamento porque o atleta foi punido. Queria mais uma vez enaltecer a autonomia e independência da justiça desportiva brasileira que não se curvou a pressões exteriores para realizar um julgamento justo”, disse Flávio Willeman.
“A análise em relação ao que de fato ocorreu foi fundamental para diferenciar este caso do Bruno com o caso da Operação Penalidade Máxima. Ficou evidente com a análise do caso que o que aconteceu aqui foi algo completamente distinto. Portanto, não caberia a aplicação dos artigos 243 e 243-A, que têm uma previsão muito específica e que não se adequa ao ocorrido com o Bruno Henrique”, declarou Michel Asseff FIlho.
Situação do Flamengo na temporada
O Flamengo está brigando ainda por dois títulos. O Rubro-Negro é o vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos, empatado com o líder Palmeiras. A equipe paulista lidera o torneio pelo critério de desempate. O time comandado por Filipe Luís também se prepara para disputar a final da Libertadores, contra o Palmeiras.
A decisão do torneio continental está marcada para acontecer no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru.
Próximo jogo do Flamengo
Flamengo x Sport
Competição: Campeonato Brasileiro (jogo atrasado da 12ª rodada)
Data e hora: 15 de novembro (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Gazeta Esportiva