O Brasil realizou hoje (22) o primeiro lançamento de foguete ao espaço. O HANBIT-Nano partiu do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, mas sofreu um anomalia e não conseguiu completar seu destino. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o foguete explodiu poucos minutos após a decolagem. O voo não era tripulado.
A operação é inédita no Brasil. Conduzida pela FAB em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a missão aconteceu nesta segunda-feira após três adiamentos. O HANBIT-Nano foi desenvolvido pela empresa privada sul-coreana Innospace.Nossos vídeos em destaque
Apesar do sucesso do lançamento, após cerca de 50 segundos a transmissão online foi cortada. Oficialmente, a empresa responsável alertou que anomalias foram encontradas e acabou encerrando a live no YouTube — que você pode assistir ao final da matéria. Poucas horas após o lançamento, a Força Áerea Brasileira confirmou para a imprensa que o foguete colidiu com o solo.
O que foi lançado pelo foguete:
- Oito cargas úteis: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais;
- Equipamentos desenvolidos por universidades brasileiras, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
- Cargas produzidas por empresas da Índia;
O HANBIT-Nano possui cerca de 21 metros de altura, 30 toneladas e foi projetado para missões orbitais leves. Além disso, ele alcança velocidades próximas a 30 mil km/h, mais de 27 vezes a de um avião comercial.
Fonte: www.tecmundo.com.br