Situação da tabela
Sem chances de assumir a segunda posição, o Cruzeiro chegou aos 70 pontos e garantiu o terceiro lugar. O empate decretou o Palmeiras como vice-campeão, pois, mesmo com a Raposa ficando três pontos atrás do time de Abel Ferreira, possui três vitórias a menos que os paulistas e, assim, não pode alcançar a segunda posição.
Do outro lado, brigando por uma vaga no G5, o Botafogo permanece em sétimo, com 60 pontos, e terá que secar Fluminense e Bahia na última rodada para continuar na briga por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
RESUMO DO JOGO
CRUZEIRO 2 x 2 BOTAFOGO
Competição: Brasileirão | 37ª rodada
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 04 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília).
Cartões Amarelos: Cássio e Lucas Silva (Cruzeiro) / Allan e Jordan Barrera (Botafogo).
Cartões Vermelhos: David Ricardo (Botafogo).
Arbitragem
- Árbitro: Anderson Daronco (RS)
- Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Michael Stanislau (RS)
- VAR: Diego Pombo Lopez (RS)
Gols
Christian, aos 15′ do 1ºT (Cruzeiro)
Matheus Pereira, aos 5′ do 2ºT (Cruzeiro)
Marçal, aos 13′ do 2ºT (Botafogo)
Alex Telles, aos 50′ do 2ºT (Botafogo)
Escalações
CRUZEIRO
Cássio; Kaiki, Lucas Villalba, Fabrício Bruno e William; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace), Luis Sinisterra (Arroyo), Matheus Pereira (Matheus Henrique) e Christian (Bolasie); Kaio Jorge (Eduardo)
Técnico: Leonardo Jardim
BOTAFOGO
Raul; Alex Telles, Marçal, David Ricardo e Vitinho (Newton); Marlon Freitas, Allan (Kauan Toledo), Cuiabano (Montoro), Jordan Barrera (Barría) e Artur; Arthur Cabral
Técnico: Davide Ancelotti
Como foi o jogo?
O Cruzeiro abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Sinisterra, Christian aproveitou a saída do goleiro Raul e cabeceou para balançar as redes. Apesar de pressionar na reta final da etapa inicial, a Raposa perdeu chances e foi ao intervalo com a vantagem mínima.
Aos cinco minutos do segundo tempo, o Cruzeiro ampliou o marcador. Em contra-ataque armado por Lucas Silva, Kaio Jorge bateu cruzado, Raul deu rebote e Matheus Pereira aproveitou para marcar o segundo. Sete minutos depois, o Botafogo diminuiu. Após falha de Matheus Pereira, David Ricardo roubou a bola e cruzou para Marçal, que cabeceou e marcou.
O Glorioso pressionou ao decorrer da etapa complementar, mas parou em grande exibição de Cássio. Porém, aos 47 minutos, Kaiki derrubou Marçal e, após análise do VAR, um pênalti foi marcado para o Botafogo. Na cobrança, Alex Telles deslocou o Cássio e deixou tudo igual no Mineirão. Oito minutos depois, com o jogo empatado, o zagueiro David Ricardo deixou um pé alto em Matheus Henrique e, em nova análise do VAR, foi expulso por Anderson Daronco.
Próximos jogos
Cruzeiro
- Santos x Cruzeiro | 38ª rodada do Brasileirão
- Data e horário: 07/12, às 16h (de Brasília)
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Botafogo
- Botafogo x Fortaleza | 38ª rodada do Brasileirão
- Data e horário: 07/12, às 16h (de Brasília)
- Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Por Gazeta Press Esportiva