DE OLHO NO CLIMA: Chuva ganha força em três regiões do país, mas calorão não dá folga em todo o país

DE OLHO NO CLIMA:   Chuva ganha força em três regiões do país, mas calorão não dá folga em todo o país
Compartilhar

 

Combinação de calor e umidade trazem condições para pancadas fortes ao longo do dia

Sul

A frente fria começa a se deslocar entre a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Tempo segue instável sobre a porção noroeste e norte gaúcha, com condições para chuvas pontuais e persistentes entre o planalto, serra e litoral norte. Em território catarinense, predomínio de tempo instável ao longo de todo o dia, com a chuva ganhando força no decorrer da terça-feira. Nas primeiras horas do dia, haverá condições para pancadas sobre alguns pontos do interior de Santa Catarina. No Paraná, por sua vez, as pancadas avançam sobre o sul do estado ainda no fim da manhã e se espalham no decorrer do dia

Sudeste

Fluxo de umidade associado à circulação dos ventos em baixos níveis da atmosfera deve favorecer algumas instabilidades sobre São Paulo, com a chuva adotando comportamento irregular e mal distribuído. No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, predomínio de tempo firme e bastante sol. Em todos os estados do Sudeste o calor será bastante intenso

Centro-Oeste

O calor e a umidade seguem atuando como precursores da chuva. Fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera concentra a chuva entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Goiás e Distrito Federal com maior predomínio de tempo firme e bastante sol. Em todos os estados, os termômetros seguem apresentando elevação significativa ao longo do dia.

Nordeste

Circulação de ventos marítimos mantém as instabilidades atuantes sobre a costa leste, que fica sob condição de pancadas de chuva com raios ao longo do dia. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua reforçando a chuva sobre a costa norte. Destaque segue entre o Maranhão e o Piauí. Sertão com maior predomínio de tempo firme e bastante calor.

Norte

Risco para temporais e volumes elevados continua sobre todos os estados da região, com destaque para Amazonas, Acre, Rondônia, parte de Roraima e do Pará. A ZCIT influencia a continuidade das instabilidades no Amapá. No Tocantins, há condições para pancadas de chuva irregulares, concentradas no período da tarde.

Fonte:  www.canalrural.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %