Documento estratégico alinha a atuação dos órgãos responsáveis em caso de situações de emergência
A Defesa Civil de Mato Grosso participou da primeira reunião para elaboração do Plano de Contingência de Nova Xavantina. O encontro, realizado no auditório da Escola Municipal Deus é Amor, marcou o início da construção do documento para fortalecer a capacidade de resposta do município em caso de desastres.
O plano de contingência é construído a partir do mapeamento das áreas de risco do município e é fundamental para a gestão de riscos e desastres, uma vez que permite antecipar cenários e alinhar a atuação dos órgãos responsáveis em caso de situações de emergência ou calamidade.
Durante a reunião, a Defesa Civil estadual ressaltou a importância da atuação conjunta de órgãos públicos, iniciativa privada e entidades sociais para uma resposta rápida à população.
“Ter protocolos já estabelecidos permite uma atuação coordenada, mais ágil e eficiente, reduzindo danos e protegendo vidas”, ressaltou o coordenador de Operações da Defesa Civil do Estado, 3º sargento BM João Keney Felisberto.
Além do mapeamento das áreas vulneráveis, o documento considera os cenários de riscos identificados pelas instituições, a definição de responsabilidades, organização de abrigos e pontos de encontro, os materiais disponíveis e o protocolo de atendimento à população.
A elaboração do documento é conduzida pela Prefeitura, de forma integrada com as instituições que compõem o sistema de resposta, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, a empresa de mineração Ero, concessionária de energia, Câmara de Vereadores, secretarias municipais e demais parceiros.
Camilla Zeni Secom-MT