Dólar cai pelo mundo no Carnaval, mas política pode frear queda no Brasil

Dólar cai pelo mundo no Carnaval, mas política pode frear queda no Brasil
Compartilhar

 

 

Enquanto mercados globais repercutiam efeitos das taxas à maior economia do mundo, indicadores no Brasil estavam fechados pelo feriado estendido.Enquanto mercados globais repercutiam efeitos das taxas à maior economia do mundo, indicadores no Brasil estavam fechados pelo feriado estendido
O dólar caiu ante as principais moedas do mundo neste início de semana, refletindo o temor dos mercados com os efeitos das tarifas impostas por Donald Trump aos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos

O DXY — índice que mede a força da divisa norte-americana ante uma cesta de moedas fortes — caiu cerca de 1,7% entre o fim da semana passada e esta terça-feira (4), indo para ao redor de 105.6 pontos, o menor patamar desde dezembro do ano passado.

Enquanto os mercados globais repercutiam os efeitos das taxas à maior economia do mundo, indicadores no Brasil estavam fechados pelo feriado estendido de Carnaval.

Leia Mais
Diversos setores dos EUA serão atingidos por início das tarifas de Trump
Diversos setores dos EUA serão atingidos por início das tarifas de Trump
Corte de juro de 0,75 ponto pelo Fed se torna principal aposta, diz CME
Corte de juro de 0,75 ponto pelo Fed se torna principal aposta, diz CME
Dólar cai frente principais moedas e marca menor nível em quase três meses
Dólar cai frente principais moedas e marca menor nível em quase três meses
As operações financeiras retornam no início da tarde desta quarta-feira (5) e, apesar do mau humor internacional, o cenário doméstico deve frear o recuo da divisa norte-americana ante o real.

Alexandre Espírito Santo, economista e coordenador do curso de Economia e Finanças da ESPM, aponta o noticiário político como principal fator para que o Brasil não participe desta onda de enfraquecimento do dólar.

“A gente tem que entender que o dólar aqui dentro é, sim, influenciado pelo dólar no mercado internacional. Mas a gente tem nossos próprios problemas”, afirmou em entrevista ao CNN Money nesta terça-feira.

Como exemplo, o especialista apontou o efeito negativo no câmbio pela nomeação de Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (28).

“Precisa entender se dólar, aqui dentro, não será contaminado pela questão política”, ponderou o economista.

Espírito Santo também citou os recentes anúncios do governo petista em meio à queda da popularidade de Lula, como o programa Pé-de-Meia e a medida provisória (MP) que muda regras do saque-aniversário para destravar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Isso não ajuda o Banco Central a trazer em inflação para a meta, que é o trabalho que ele vem fazendo subindo juro”, pontuou o economista.

“Não adianta vir com um vetor para trazer a inflação para a meta, e o governo gastar”.

Cerveja, frutas e televisões ficaram mais caras nos EUA após tarifas | CNN MONEY

Ibovespa em NY recua
Bolsas ao redor do mundo recuaram nesta terça-feira, após os Estados Unidos iniciarem tarifas de 25% para importações do México e Canadá, além de taxas extras de 10% para produtos chineses, totalizando 20%.

Em Wall Street, o Dow Jones perdeu 1,55%, enquanto S&P 500 caiu 1,22% e Nasdaq recuou 0,35%.

Praças na Europa seguiram a mesma direção, com o Stoxx 600 — que concentra as principais companhias do continente — fechando com perda de 2,14%.

O EWZ — principais fundo de índice (ETF) do Ibovesva em Wall Street — também encerrou no vermelho, com perda de 0,95%. Durante a sessão, o tombo chegou ao redor de 2%.

Para Celson Plácido, partner e CEO na AMW – Asset Management by Warren, as bolsas devem se manter pressionadas com a escalada das guerras comerciais entre os EUA e seus principais parceiros.

“Taxas de juros mais elevadas, lucros das empresas menores, maior despesa financeira, e, óbvio, a inflação corroendo a renda da população como um todo”, detalha sobre os impactos que as tarifas deverão ter no cenário global.

Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda

Mais Lidas de Economia
Saque-aniversário do FGTS tem nova data de pagamento em março; veja Saque-aniversário do FGTS tem nova data de pagamento em março; veja
Calendário do INSS: confira as datas de pagamento dos benefícios de março Calendário do INSS: confira as datas de pagamento dos benefícios de março
Dólar cai pelo mundo no Carnaval, mas política pode frear queda no Brasil Dólar cai pelo mundo no Carnaval, mas política pode frear queda no Brasil
Dólar cai frente principais moedas e marca menor nível em quase três meses Dólar cai frente principais moedas e marca menor nível em quase três meses
Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas
Webstories Economia
http://Saiba%20como%20fazer%20pagamentos%20com%20o%20Pix%20por%20aproximação
Saiba como fazer pagamentos com o Pix por aproximação
http://Entenda%20como%20funciona%20o%20Pix%20por%20aproximação
Entenda como funciona o Pix por aproximação
http://Peso%20da%20alta%20dos%20preços%20dos%20alimentos%20é%20ainda%20maior%20para%20baixa%20renda
Peso da alta dos preços dos alimentos é ainda maior para baixa renda

Fonte:    www.cnnbrasil.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %