O principal entrave na negociação é financeiro. Gabigol tem contrato com o Cruzeiro até o final de 2028 — ou seja, os clubes precisariam chegar a um acordo pela liberação do centroavante, seja por meio de uma venda, de um empréstimo ou de uma rescisão. O alto salário do jogador no time mineiro também é ponto de atenção, de acordo com informações divulgadas pelo UOL e confirmadas pela Gazeta Esportiva.
O Santos vive situação financeira delicada e não tem condições de investir altos valores na contratação de um jogador. O diretor de futebol Alexandre Mattos já admitiu, após o jogo contra o Cruzeiro, que o Peixe não cometerá loucuras financeiras para viabilizar a contratação de atletas.
Chegada de Tite e eliminação na Copa do Brasil podem ajudar
O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira a chegada do técnico Tite, que estava livre no mercado. A contratação pode facilitar o negócio, uma vez que Gabigol tem uma relação historicamente conturbada com o treinador. Os dois acumulam desentendimentos que se iniciaram devido à Seleção Brasileira e ganharam força no Flamengo entre os anos de 2023 e 2024.
Ainda em 2022, quando Tite não convocou o atacante para a Copa do Mundo e o Flamengo foi campeão da Libertadores, a torcida rubro-negra cantou durante a comemoração: “Tite, vai se f****, o Gabigol não precisa de você”. O atacante, então, empunhou o microfone no trio elétrico e respondeu: “Eu já jogo em uma seleção”.
Já nos dois anos seguintes, ambos se reencontraram no Flamengo e, sob o comando de Tite, Gabigol foi reserva. Em uma websérie própria publicada pelo atacante em seu canal no YouTube, o jogador foi sincero sobre sua relação com o comandante e afirmou que teve um “ano difícil” em 2024, com um treinador que “não contava” com ele.
Além das rusgas com Tite, outro fator que também pode pesar em uma possível saída de Gabigol do Cruzeiro foi a eliminação na semifinal da Copa do Brasil. Na disputa de pênaltis, o camisa 9 tinha em seus pés a bola que poderia classificar a Raposa. No entanto, bateu e parou em defesa de Hugo Souza, que posteriormente pegou mais uma cobrança e classificou o Corinthians.
Por conta do pênalti perdido e da consequente eliminação do Cruzeiro, a imagem de Gabigol no muro da Toca da Raposa 1 foi vandalizada. Torcedores mancharam o rosto do atacante com uma tinta amarela. Ao lado, ainda foi escrita a seguinte frase: “Vai embora, lixo”. Já na segunda-feira, o clube pintou o muro de azul, cobrindo também a imagem do jogador.
Próximos jogos do Santos
- Santos x Novorizontino (primeira rodada do Paulistão)
- Data e horário: a definir
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
- Palmeiras x Santos (segunda rodada do Paulistão)
- Data e horário: a definir
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Gazeta Esportiva foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro Thais Bueno Cirino