Escolas de MT reforçam combate à violência contra a mulher

Escolas de MT reforçam combate à violência contra a mulher
Compartilhar

Currículo passa a incluir ações pedagógicas sobre prevenção

Alunos das 628 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso terão, além das disciplinas comuns, ações pedagógicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher no currículo escolar. A ação do governo do estado tem como principal objetivo garantir que esse tema não seja debatido de forma isolada, como explica a coordenadora do ensino fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Valdirene Oliveira.

“Desde 2025, a gente já vem numa parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), onde algumas escolas estaduais participaram de um concurso sobre violência contra a mulher. Então, naquele momento, muitos estudantes foram premiados com redações, músicas e vídeos. Surgiu daí esse desejo de dar continuidade nesse trabalho.”

Os profissionais da educação são capacitados para levar à sala de aula temas sociais e discussões sobre respeito e dignidade humana. Aliás, as competências técnicas já previstas na grade curricular, como explica Valdirene Oliveira.

“Nós tivemos recentemente a semana pedagógica, né, em que foram quatro dias, dos quais três dias tivemos oficinas para preparar professores, coordenadores pedagógicos e, dentre essas oficinas, havia oficinas específicas sobre o tema da violência contra a mulher.

Mais de R$ 88 milhões foram investidos nas forças de segurança para o combate à violência doméstica somente em 2025.


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %