Quando e Onde Acontece
- Data: 17 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
- Horário: 14h (de Brasília)
- Local: Ahmad Bin Ali Stadium, em Al-Rayyan, no Catar
O Que Está em Jogo
O título da Copa Intercontinental será decidido em jogo único. Flamengo chega embalado após eliminar o Cruz Azul, nas quartas de final, e o Pyramids, na semifinal. O PSG já tinha classificação automática à decisão por ser o campeão europeu.
Participações do Flamengo na Copa Intercontinental
1981: a conquista do mundo
Com dois gols de Zico, o Flamengo venceu o Cobreloa do Chile por 2 a 0 na decisão e conquistou sua primeira Libertadores. No Intercontinental, os cariocas enfrentaram o Liverpool, que já havia conquistado três edições da Liga dos Campeões nos cinco anos anteriores e era a equipe sensação da Europa. No Estádio Nacional de Tóquio, o time carioc venceu com dois gols de Nunes e um de Adílio, conquistando o título e chegando ao topo do mundo.
2019: o ano mágico
Além de conquistar o Campeonato Brasileiro naquele ano, o Rubro-negro venceu o River Plate na final em Lima com dois gols de Gabigol e garantiu sua vaga para o Intercontinental. No Catar, o Flamengo superou o Al-Hilal por 3 a 1 na semifinal.
Após 38 anos, o Flamengo encarava novamente o Liverpool em uma final intercontinental. Apesar de um jogo disputado, os ingleses se saíram melhor e, após passe de Sadio Mané, o brasileiro Roberto Firmino marcou o único gol da partida na prorrogação.
2022: a surpresa
Assim como em 2019, Gabigol marcou na final e levou a Libertadores para o Rio de Janeiro. Apesar dos resquícios do time que chegou na final três anos antes, o Flamengo caiu na semifinal do Intercontinental. O adversário foi novamente o Al-Hilal, mas dessa vez o time saudita venceu os cariocas e garantiu sua participação na final contra o Real Madrid.
Com dois pênaltis convertidos por Salem Al-Dawsari e um gol de Pedro na primeira etapa, a torcida acreditava na virada, mas Luciano Vietto marcou o terceiro gol do Al-Hilal, garantindo a vitória. Pedro ainda balançou as redes no final da partida, finalizando o duelo com um 3 a 2 amargo para os flamenguistas.
Gazeta Esportiva foto: Gilvan de Souza / Flamengo