GRUPO AGRO, COM FORTE ATUAÇÃO EM MT, ENTRA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL

GRUPO AGRO, COM FORTE ATUAÇÃO EM MT, ENTRA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Compartilhar

 

 

Grupo Sperafico teve deferido pela Justiça de Mato Grosso do Sul seu pedido de recuperação judicial, protocolado no dia 1º de junho em meio às dívidas da ordem de R$ 3,4 bilhões. A companhia sul-mato-grossense tem forte atuação em Mato Grosso, por meio de filiais estrategicamente posicionadas em pelo menos sete municípios, entre eles Cuiabá, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis e Primavera do Leste.

O Grupo possui empresas com sedes e filiais, bem como lavouras nos estados do Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, sendo que as operações agrícolas se concentram em grande parte na região de Amambaí/MS.

O pedido deferido vale para as empresas Sperafico AgroindustrialSperafico da Amazônia – cuja uma das filiais está no Distrito Industrial de Cuiabá – Cobrazem e Adm Transportes, além das pessoas físicas de Alexandre Sperafico, Denis Sperafico e Levino José Sperafico.

O grupo de empresas conta hoje com 418 colaboradores efetivos.

Leia também: Credores aprovam plano de recuperação judicial do grupo Santa Izabel

A decisão foi tomada pelo juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, da Vara de Falências, Recuperações, Insolvências e Cartas Precatórias Cíveis de Campo Grande (MS), após perícia prévia realizada pela Cury Consultores. O Grupo alega perdas devido à alta do preço da soja em meio à crise econômico-financeira mundial de 2008.

O magistrado adotou a conclusão da Cury Consultores segundo a qual os administradores da Sperafico Agroindustrial não têm como passar pelo processo de ‘turnaround’ – recuperação para recolocar o negócio no caminho do crescimento – sem o auxílio da recuperação judicial.

“Desta forma, após análise integral dos documentos, com fulcro nas averiguações realizadas pelas reuniões e conferências por telefone, concluímos que o pedido de recuperação judicial visa à manutenção e retorno do crescimento dos negócios do Grupo, ou seja, atinge o objetivo previsto no art. 47 da Lei 11.101/2005, de modo que, resumidamente, e com as ressalvas já mencionadas, opinamos pelo deferimento do processamento da recuperação judicial”, avaliou a Cury.

Na decisão, o juiz destacou que a as empresas estão em funcionamento, com documentação contábil ordenada. “Os requisitos do art. 48 estão preenchidos, haja vista que o Grupo Sperafico Agro está constituído há muitos anos, e conforme relação de feitos distribuídos envolvendo o nome da empresa, constata-se a não incidência de qualquer proibição a que aludem os incisos do mesmo artigo”, pontuou.

“Assim, acolho o parecer do Administrador Judicial como fundamentação da presente, para estabelecer o juízo especializado estadual, Vara de Falências e Recuperações Judiciais de Campo Grande/MS como competente para analisar os pedidos apresentados na petição inicial. Tal fato, aliado à Resolução nº 260, de 17/11/2021, do TJMS, a qual determinou a esta Vara os julgamentos de todos os feitos relativos à falências, recuperações e insolvências que se encontravam em trâmite neste Estado. Posto isso, em face dos argumentos expendidos, preenchidos os requisitos e pressupostos, especialmente sob a égide do princípio da preservação da empresa, defiro o processamento da recuperação judicial pleiteada”, finalizou o magistrado, nomeando a Cury Consultores como administradora-judicial.

Leia mais: MT é o estado da região com maior número de recuperações judiciais deferidas em 2021

 

Fonte:    matogrossoeconomico.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %