Indea encerra ações de combate ao foco de gripe aviária em Acorizal

Indea encerra ações de combate ao foco de gripe aviária em Acorizal
Compartilhar

No total, foram sanitariamente sacrificadas 339 aves, e 282 ovos foram destruídos
Encerramento das atividades foi realizado  na escola municipal ‘Amâncio Ramos’, com a presença do prefeito Diegos Taques e do presidente em exercício, Luiz Gustavo Tarraf.

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) concluiu as ações de enfrentamento, vigilância e educação sanitária em Acorizal, após a confirmação, na última semana, da presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência.

O encerramento das atividades foi realizado na tarde desta sexta-feira (22.1), na Escola Municipal Amâncio Ramos, espaço que abrigou, por seis dias, a coordenação das equipes, onde eram realizadas as reuniões de alinhamento e definição dos trabalhos. Na reunião de conclusão dos trabalhos, foram apresentados os resultados das ações de contenção ao vírus. No total, foram sanitariamente sacrificadas 339 aves, e 282 ovos foram destruídos.

Um total de 314 propriedades rurais localizadas em um raio de 10 km de distância da área do foco da gripe aviária receberam a visita dos servidores do Indea, onde foram inspecionadas 7.253 aves.

“Nessas visitas às propriedades, que chamamos de vigilância ativa, realizamos a educação sanitária para orientar o produtor a estar atento aos sinais de mortandade de aves e a nos procurar caso desconfie da presença do vírus da Influenza Aviária nas aves domésticas. Além disso, inspecionamos as aves do local para verificar se alguma apresentava sintomas da doença”, explica o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo Néspoli.

A propriedade rural em que foi confirmado o foco de gripe aviária passou por limpeza e desinfecção. A barreira sanitária montada na entrada da propriedade já foi desmontada. Atualmente, a área entrou em vazio sanitário por 45 dias, período em que fica impedida de abrigar aves.

Os trabalhos de contenção até a finalização do evento sanitário contaram com 10 equipes atuando na vigilância, uma na barreira sanitária, uma na atuação direta no foco e uma equipe na coordenação. Juntas, as equipes somaram a presença de 31 servidores do Indea, sendo 15 médicos-veterinários e 16 agentes fiscais. Além disso, houve o apoio de dois médicos-veterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de policiais militares.

Durante os seis dias de trabalhos ininterruptos, foram acionados servidores das unidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Bugres.

Ação efetiva

A agilidade no encerramento dos trabalhos da equipe do Indea em Acorizal, em que o tempo de ação e controle foi de seis dias, aponta que Mato Grosso está preparado tecnicamente para o enfrentamento da doença.

Assim que o Mapa declara o diagnóstico da doença, pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), pertencente ao órgão federal e referência para análise laboratorial das amostras colhidas de aves doentes, os governos estaduais precisam agir rapidamente para conter a propagação do vírus.

O Mapa emite um alerta ao Estado sobre a presença da doença, para que ações emergenciais sejam adotadas, e avisa a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) da existência da doença no território nacional.

Após esse aviso, fica a cargo do órgão de defesa sanitária estadual a aplicação e, posteriormente, o encerramento das ações.

Aves silvestres

Todos os três casos (Campinápolis, Cuiabá e Acorizal) de gripe aviária em aves de subsistência, registrados nos últimos seis meses em Mato Grosso, tiveram a mesma introdução: aves silvestres, especialmente patos selvagens conhecidos como paturis. Em todos os casos, havia lagoas e áreas alagadas que serviam de parada para as aves doentes, que, em contato com aves das propriedades, introduziram o vírus.

Luciana Cury Indea


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %