O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) se reuniu com indígenas das 10 etnias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá e deu apoio à indicação do novo coordenador da unidade solicitada pelo grupo. O povo indígena havia se reunido em 28 de janeiro para solicitar a troca do coordenador, que não estava atendendo às expectativas. Na ocasião, foi pedido que o novo ocupante do cargo fosse de uma das etnias e indicado por elas.
Um mês após a reunião, a nova indicação foi realizada de Osmar Rodrigues Aeroenoguaijiwu, do povo Boe-Bororo. Ela já está homologada pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi Cuiabá) e pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), entidades que representam oficialmente as etnias.
“Recebi os documentos indicando o Osmar como coordenador do DSEI Cuiabá e quero dizer que os povos indígenas merecem assumir a condução das políticas públicas para a sua população. E a indicação de vocês, aprovada em uma assembleia lá na Fepoimt, é a materialização de um esforço coletivo, que precisa ser reconhecido”, pontuou o deputado.
A nomeação do novo coordenador do DSEI Cuiabá precisa ser realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). Lúdio se comprometeu a encaminhar a indicação dos indígenas por meio de ofício.
Lúdio Cabral destacou que os povos indígenas devem ter autonomia para definir as políticas públicas de saúde em seus territórios.
“O nosso mandato e o Governo Federal têm compromisso com os povos indígenas. O governo do presidente Lula criou o Ministério dos Povos Indígenas, os cargos de comando a nível nacional são ocupados por lideranças indígenas, e agora o DSEI Cuiabá, que é o que estava faltando aqui em Mato Grosso, assume essa autonomia dos povos indígenas. É uma responsabilidade enorme e quero desejar muito sucesso a todos”, afirmou Lúdio na reunião.
Além das lideranças das 10 etnias atendidas pelo DSEI Cuiabá, a reunião teve presença da presidente da Fepoimt, Eliane Xunakalo, e do presidente do Condisi Cuiabá, Vanildo Ariabo Quezo.
Fonte: www.gazetadigital.com.br