As instituições de ensino superior poderão se manifestar sobre as notas do Enade 2025 para cursos de medicina entre os dias 26 de janeiro a 04 de fevereiro de 2026. O Ministério da Educação publicou, nesta sexta-feira (23), uma portaria com os procedimentos.

Os posicionamentos deverão ser apresentados pelas instituições exclusivamente no Sistema Enade, enade.inep.gov.br, no módulo “Manifestações IES”. O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que aplica o Enade, publicará as respostas às manifestações em até 30 dias após o fim do prazo.
De acordo com a portaria, os dados do Enamed 2025, que foram divulgados no último dia 19, podem ser usados pelas universidades nos documentos. No exame, 30% dos cursos tiveram desempenho insatisfatório.
No entanto, associações de universidades particulares apontaram divergências entre números nos sistemas e os divulgados. O presidente do Inep, Manuel Palacios, reconheceu o problema, mas afirmou que os dados foram corrigidos.