Integração entre bombeiros e Samu reduz em cerca de 10 minutos o tempo de resposta a emergências

Integração entre bombeiros e Samu reduz em cerca de 10 minutos o tempo de resposta a emergências
Compartilhar

Serviço integrado teve início em julho, com a instalação da Central de Regulação de Urgência do Samu no CIOSP

A integração entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ampliou o atendimento pré-hospitalar na Baixada Cuiabana e reduziu em cerca de 10 minutos o tempo de resposta às ocorrências de emergência na região. Com essa redução, as chances de salvar vidas aumentam significativamente.

O serviço integrado teve início em julho, com a instalação da Central de Regulação de Urgência do Samu no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Desde então, o CBMMT e o Samu passaram a atuar de maneira coordenada em ocorrências nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães, além da regulação de diversos municípios do Estado. Os números 193 e 192 foram preservados na integração.

Segundo o diretor de Saúde do CBMMT, coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, a integração reduziu o tempo médio de resposta às ocorrências, aumentando a eficiência do atendimento e contribuindo diretamente para salvar vidas.

“Diante do desafio apresentado pelo governador, encontramos uma situação complexa. Mas foram feitas muitas melhorias e, hoje, conseguimos reduzir o tempo de resposta em 10 minutos em relação ao período anterior. Pode parecer pouco, mas para quem está ferido, com uma hemorragia, cada minuto é decisivo”, afirmou o coronel.

Para alcançar esse resultado, foram implementadas mudanças estruturais e operacionais, como a inclusão de bombeiros temporários da área da saúde, além da capacitação e do aprimoramento desses profissionais em cursos de atendimento pré-hospitalar, motorrresgate e intervenção rápida.

Outro benefício foi a ampliação da cobertura do serviço. Agora, tanto os bombeiros quanto os profissionais do Samu respondem ao socorro de vítimas em vias públicas ou em domicílios, garantindo uma atuação técnica e eficaz em situações de risco à vida.

Além disso, a entrega de nove motocicletas de resgate pelo Governo do Estado ao CBMMT proporcionou maior agilidade no atendimento, especialmente em locais de difícil acesso ou em áreas com grande fluxo urbano, onde as viaturas enfrentam maior dificuldade de deslocamento.

A integração também aprimorou a regulação das chamadas e otimizou o uso dos recursos públicos, com a implementação de um sistema de rádio digital para despacho de viaturas, permitindo maior coordenação entre os órgãos de emergência.

“A iniciativa reforça a importância da atuação integrada entre órgãos de emergência e mostra como investimentos em gestão, pessoal e cooperação institucional refletem diretamente na qualidade do serviço prestado à população da Baixada Cuiabana”, afirmou o coronel Jean.

Além da Baixada Cuiabana, o Corpo de Bombeiros Militar atua em parceria com o Samu em outros 11 municípios, incluindo Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara e Campo Verde. Nesses locais, o Samu está instalado dentro das unidades do Corpo de Bombeiros Militar, fortalecendo a atuação integrada.

SD Karine Miranda CBMMT


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %