Tailândia: Milhares de moradores de áreas próximas à fronteira entre a Tailândia e o Camboja fugiram hoje após os ataques que terminaram com a morte de um soldado tailandês e quatro civis cambojanos. Os dois países acusam o vizinho de ter iniciado as hostilidades. Hoje, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Tailândia disse que as ações contra o adversário irão continuar até que a Tailândia esteja segura em sua soberania. A porta-voz do Ministério da Defesa do Camboja afirmou que a Tailândia invadiu províncias de seu país. Desde maio, a escalada de tensões entre os dois países já deixou mais de 40 mortos.

Faixa de Gaza: O governo de Israel afirmou hoje que a segunda fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza está próxima. No fim de semana, o Catar e o Egito, que ajudaram a negociar a trégua, pediram a retirada das tropas israelenses do território palestino. Além da saída do Exército de Israel, a segunda fase do acordo prevê a criação de uma autoridade interina no território, a entrada de uma força internacional de estabilização e o desarmamento do Hamas. O grupo palestino afirmou que está pronto para entregar as armas, desde que as forças israelenses encerrem a ocupação de Gaza.
Índia: Na Índia, um incêndio em uma casa noturna causou a morte de 25 pessoas. Também houve feridos. Segundo a polícia, ao menos 12 vítimas eram turistas e 14, funcionários da casa. O governo do país afirmou que ordenou uma investigação detalhada para apurar a causa da tragédia e identificar os responsáveis. Também vai pagar, como indenização, US$ 2.200 a cada família das vítimas, o equivalente a cerca de R$ 12 mil.
Japão: No Japão, um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o nordeste do país durante a madrugada. O epicentro ocorreu a cerca de 80 quilômetros da costa da região de Aomori. Segundo autoridades locais, algumas pessoas ficaram feridas e 90 mil foram orientadas a deixar suas casas. O governo chegou a emitir alerta de tsunamis, mas ele foi rebaixado posteriormente para aviso.
Iara Balduíno TV Brasil