Fiscalizações de veículos ocorreram nas avenidas XV de Novembro e Beira Rio, nos bairros Porto e Novo Terceiro
Duas edições da Operação Lei Seca, realizadas em Cuiabá na madrugada deste domingo (14.12), resultaram na prisão de 14 condutores, sendo 13 por embriaguez ao volante e um por crime de ameaça.
As ações ocorreram nas avenidas XV de Novembro e Beira Rio, nos bairros Porto e Novo Terceiro, o que culminou com a remoção de 36 veículos, sendo 19 carros e 17 motocicletas.
De acordo com o relatório divulgado, os dois pontos somaram 122 veículos fiscalizados, 74 do primeiro e 48 no segundo ponto, além da realização de 123 testes de alcoolemia.
As duas operações aconteceram simultaneamente, com início às 3h e encerramento por volta das 6h. As multas aplicadas, um total de 83, tiveram motivações comuns nos dois locais. O consumo de bebida alcoólica foi a causa de 35 infrações, enquanto as demais se dividiram entre falta de CNH e licenciamento, além de atraso no pagamento de impostos e taxas obrigatórias para circulação veicular.
Nos casos de prisões por embriaguez, além da autuação criminal com exigência do pagamento de fiança para responder pelo crime em liberdade, a multa inicial é de R$ 2,9 mil, podendo chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência, além da suspensão da CNH, entre outras implicações legais.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nesta edição, foram empregadas equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Corpo de Bombeiros de Militar (CBM), da Polícia Penal e do Sistema Socioeducativo.