Na terça-feira (4), o ator Leonardo DiCaprio surgiu nas redes sociais para fazer um apelo sobre os perigos do desmatamento da floresta amazônica no Brasil. O artista aproveitou a chegada da COP-30, em Belém, para dar voz à causa ambienta
“O Brasil abriga 60% da Amazônia – os pulmões da Terra e um dos sistemas de suporte à vida mais vitais do nosso planeta. No entanto, ela está em perigo. […] Nas últimas quatro décadas, a agropecuária (pastagens e culturas para alimentação animal) foi responsável por 95% do desmatamento na Amazônia brasileira”, começou o ator.
Na sequência, o veterano reforçou a importância da preservação da Amazônia e de seus povos originários: “Nossos líderes mundiais na COP-30 também devem garantir aos guardiões mais eficazes da natureza os recursos necessários para que continuem protegendo esses ecossistemas vitais, por meio de mecanismos como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre. Exorto os líderes a se unirem e a agirem à altura do desafio. Nosso futuro depende disso”, completou.
Por fim, Leonardo DiCaprio prometeu ajuda financeira de US$ 500 milhões, através de uma ONG ambientalista, para beneficiar povos indígenas e comunidades locais. Vale lembrar que o ator é conhecido por seu ativismo ambiental.
Fonte: midiamax.com.br