MEC incentiva utilização do GraphoGame na recuperação de aprendizagens

MEC incentiva utilização do GraphoGame na recuperação de aprendizagens
Compartilhar

De forma lúdica, aplicativo gratuito auxilia na alfabetização das crianças de todo o país.

Neste momento de retorno às aulas presenciais, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC), enviou orientações a todas as escolas das redes de educação, que possuam turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental, para a utilização do GraphoGame, um aplicativo com jogos e de interface lúdica que tem como objetivo desenvolver a ortografia e as aprendizagens de leitura.

Essa é mais uma ação do Governo Federal com o intuito de oferecer estratégias voltadas à recuperação das aprendizagens no âmbito da alfabetização. As medidas vêm sendo implementadas pelas redes educacionais, em articulação com o Ministério da Educação.

O aplicativo GraphoGame, disponibilizado gratuitamente pelo Governo federal, por meio do MEC, para todo o país, foi criado na Finlândia a partir de estudos científicos para auxiliar no processo de aquisição de habilidades de leitura. O aplicativo, além de ser utilizado amplamente pelas crianças finlandesas em etapa de alfabetização, é um sucesso em diversos outros países.

O MEC assinou um novo contrato para a disponibilização do jogo educativo por mais um ano. O Brasil atualmente é o país com mais downloads (1,1 milhão). Apenas durante o mês de março, foram 200 mil downloads. “Devemos unir forças para intensificar a garantia a nossas crianças do acesso a recursos baseados em evidências científicas, de forma a remediar defasagens educacionais causadas pela desarticulação da vida escolar ocorrida nos dois últimos anos letivos”, ressalta o Secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.

Público-alvo

O MEC recomenda a utilização do GraphoGame Brasil por todos os estudantes do 1º e do 2º ano do ensino fundamental e por todos os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que apresentam defasagens na aprendizagem da leitura.

Quanto à forma de utilização, o MEC ainda recomenda a instalação do jogo nos computadores das bibliotecas escolares (clique aqui e tenha acesso ao link para download), para que seja utilizado pelas crianças, conforme o cronograma determinado pelo corpo pedagógico da escola, por até 15 minutos diários.

Professores e gestores escolares devem orientar pais e cuidadores a instalarem o aplicativo em celular ou computador de uso familiar, visando à utilização do jogo por até 15 minutos diários.

O GraphoGame Brasil é uma poderosa ferramenta que poderá integrar os planos de recuperação de aprendizagem. É importante destacar que o acesso ao jogo pedagógico nas escolas deve ser prioritário àqueles estudantes que não possuem celular em casa.

Recomenda-se, ainda, que o Manual do Usuário e do Professor seja utilizado para um conhecimento mais amplo a respeito das sequências do jogo, bem como seus relatórios e possibilidades pedagógicas. Também segue uma série de vídeos produzidos pelo MEC para auxiliá-los nessa tarefa.

Fonte:      cenariomt.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %