Movimento estudantil denuncia tentativa de exclusão da UNE do Conselho Estadual de Educação de MT

Movimento estudantil denuncia tentativa de exclusão da UNE do Conselho Estadual de Educação de MT
Compartilhar

Entidades estudantis de Mato Grosso denunciam uma possível manobra política dentro do Conselho Estadual de Educação (CEE), que pode resultar na exclusão da União Nacional dos Estudantes (UNE) da representação dos estudantes do ensino superior no estado.

O conselheiro Wesley Snipes Corrêa da Mata, atual ocupante da cadeira estudantil no CEE, manifestou-se contra a habilitação da UNE para seguir no conselho, uma decisão que foi considerada arbitrária e motivada por interesses pessoais.

“Com mais de 87 anos de história na defesa dos direitos estudantis, a UNE desempenha um papel fundamental na luta pela educação pública e democrática no Brasil. Para os estudantes de Mato Grosso, essa tentativa de afastamento da entidade do conselho representa um golpe contra a representação estudantil legítima”, cita o comunicado.

Além disso, as organizações estudantis questionam a conduta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) nesse processo, denunciando uma possível interferência indevida na autonomia do movimento estudantil. “A preocupação é que essa ação comprometa a pluralidade e a defesa dos interesses dos estudantes no CEE. Diante dessa situação, o movimento estudantil reafirma seu compromisso com a democracia e promete tomar medidas para reverter essa decisão, garantindo que a voz dos estudantes continue sendo representada no conselho.”, cita outro trecho.

O manifesto é assinado por diversas entidades, incluindo a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE/MT) e a Associação Mato-Grossense de Estudantes Secundaristas (AME), além de outras organizações estudantis de ensino superior.

A Seduc não responde pelo CEE. O Conselho é uma entidade autônoma. Apesar de a Seduc ter assento no conselho, assim como outras instituições, quem responde pelo conselho é o seu presidente.

Outro lado

Procurado pelo GD, o presidente da Conselho Estadual de Educação Gelson Menegatti Filho disse que não vai se manifestar.

Fonte: www.gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %