MT: ALAGAMENTO E DESABAMENTO: Estudo nacional identifica 15 áreas de alto risco geológico em município do interior

MT:  ALAGAMENTO E DESABAMENTO:  Estudo nacional identifica 15 áreas de alto risco geológico em município do interior
Compartilhar

Estudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) identificou 15 áreas de risco geológico no município de Nova Xavantina (MT). Nesses locais, os processos estão relacionados a inundações, alagamentos, deslizamentos de terra e queda de blocos rochosos, ameaçando diretamente a integridade física de 196 pessoas que moram em 49 residências. O levantamento feito em 24 municípios apontou que os riscos são concentrados nas cidades de Várzea Grande (32), Barra do Garças (20), Nova Xavantina (15), Santo Antônio do Leverger (11) e Santa Terezinha (9).

Do total de áreas mapeadas, 11 foram classificadas como de alto risco e quatro como de risco muito alto, o que indica elevada probabilidade de danos materiais e acidentes graves. Esses riscos tornam-se ainda mais críticos durante períodos de chuvas intensas, quando a dinâmica do solo e dos rios é severamente alterada.

O município possui ocupações em áreas ambientalmente, como encostas e zonas sujeitas a cheias, o que potencializa os perigos naturais. A combinação de relevo acidentado, solo instável e eventos climáticos extremos contribui para a vulnerabilidade técnica identificada pelo relatório do SGB.

De acordo com as conclusões técnicas, o risco é resultado da interação entre a ocupação inadequada do território e as características geológicas locais. Essa configuração aumenta a exposição da população a desastres, especialmente onde a dinâmica hídrica e o fluxo de rios podem causar deslizamentos e transbordamentos repentinos.

Os bairros Centro, Conagro, Verdes Campos, Novo Horizonte, Santana, Nova Brasília, Antoneto, Olaria, Santa Mônica, Vila dos Garimpeiros, Deus é Amor e Projeto de Assentamento Banco Safra concentram as áreas de maior perigo. O estudo ressalta a necessidade de atenção contínua nessas localidades para prevenir tragédias.

Mapeamentos de áreas de risco em Mato Grosso

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) já realizou mapeamentos de áreas de risco em 27 municípios de Mato Grosso. Esses levantamentos identificaram cerca de 11 mil pessoas em áreas de risco, classificadas como alto e muito alto.

Os cinco municípios do estado com maior número de áreas de risco mapeadas pelo SGB são: Várzea Grande (32), Barra do Garças (20), Nova Xavantina (15), Santo Antônio do Leverger (11) e Santa Terezinha (9).

As publicações fazem parte do planejamento anual do SGB, incluído no Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal. Já foram publicadas Cartografias de Áreas de Risco para mais de 1,8 mil municípios. Nessas cidades, vivem aproximadamente 92 milhões de pessoas, que podem ser beneficiadas pelos estudos.

Fonte:    www.gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %