MT: Apro360: Deputada estadual Janaína Riva destaca desafios e avanços do agronegócio em MT

MT:  Apro360: Deputada estadual Janaína Riva destaca desafios e avanços do agronegócio em MT
Compartilhar

 

 

Em seu último episódio ao vivo de 2025, o Apro360, podcast da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), recebeu nesta quarta-feira (11.12), a deputada estadual Janaína Riva para um bate-papo sobre os desafios do setor produtivo mato-grossense, sua trajetória política e outros temas relevantes. A conversa foi conduzida pelo presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, e pela jornalista Fernanda Trindade.

Durante a entrevista, Janaína relembrou pautas já discutidas em defesa do agronegócio, destacando especialmente o impacto da redução ou suspensão de recursos destinados ao setor produtivo como parte de ajustes fiscais em debate no país.

“A pauta dos fundos das entidades eu acho até que os produtores da ponta, naquele momento, não entenderam o quanto impactaria Mato Grosso. Na minha opinião o estado sem os fundos das entidades perde a representatividade. Não vai existir nenhuma condição de igualdade ou de livre comércio onde a gente possa dizer aqui se pratica uma política de liberdade econômica e trabalhar em condições de igualdade. Isso não ia existir. E foi feito um trabalho muito forte para acabar com os fundos para segurar o pequeno e o médio produtor para dominar o mercado. E o fundo serve para dar mais condições de debater em condições de igualdade, boa assessoria jurídica, estudos para basear as pautas dos produtores rurais”, esclareceu Janaína.

Janaína Riva também reforçou a importância da sustentabilidade e da produção agrícola para a movimentação econômica de Mato Grosso. “Eu sinto que há um medo internacional com relação ao Brasil, especialmente Mato Grosso, pois existe essa disputa por esse poder com relação ao estado. Esse estado é muito poderoso, possui um ativo de produtores. Hoje Mato Grosso sem a produção, o que seria desse estado? A receita corrente líquida do estado no meu primeiro mandato era menos da metade do que é hoje e isso se deve a produção agrícola e a agropecuária. Ela movimenta todo o nosso estado”, reforçou.

Para a deputada estadual, um dos maiores desafios atuais do produtor rural é enfrentar a burocracia que impacta diretamente o desenvolvimento da atividade produtiva.  “Hoje, na minha opinião, o maior desafio de Mato Grosso para trazer toda essa produção que nós temos para a formalidade e ter números cada vez melhores em relação a isso nós precisamos reduzir burocracia e entender as dificuldades do pequeno produtor, que são completamente diferentes de um grande produtor. São vários os desafios que nós temos ainda pela frente a serem vencidos”, afirmou Janaína.

A deputada também destacou a importância da comunicação e do esclarecimento à sociedade sobre o papel do agronegócio no desenvolvimento do estado. “Há muitas narrativas de que quem é do agro é milionário ou bilionário. É uma narrativa que fica e muitas pessoas acreditam nessas falácias. É uma preocupação que nós temos que ter. Porque Mato Grosso não cresceu sozinho, tudo está diretamente ligado ao agro e a população precisa entender isso. Garante salário em dia, infraestrutura, melhoria na educação e está tudo interligado. Hoje o Estado de Mato Grosso não sobrevive mais sem o agro. É um caminho sem volta. E, daqui, devemos fazer o estado verticalizar e industrializar cada dia mais”, pontuou Riva.

A deputada estadual Janaína Riva também comentou os impactos da Moratória da Soja nos municípios do Estado de Mato Grosso, afetando diretamente os recursos para a sociedade. “Existe já uma discussão de quantos municípios deixaram de arrecadar por conta da Moratória da Soja. A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) já tem esse levantamento e é um impacto gigantesco na vida do cidadão que está na ponta. E por conta desse cartel que foi criado tirou recursos da saúde, educação, das creches, iluminação pública, água de melhor qualidade e dentre outros. Nós estamos no estado mais rico do Brasil, mas nós ainda temos pessoas que vivem sem água encanada e energia. E o setor produtivo é a solução”, disse.

Ao final da conversa, Janaína ressaltou a aproximação positiva da Assembleia Legislativa com o agronegócio mato-grossense auxiliando em um futuro próspero para o estado. “A maioria dos deputados, diferente do que a gente via lá atrás, está entendendo a importância do agro. Hoje a aproximação está tão grande que as pessoas têm esse sentimento de pertencimento do agro. Hoje é difícil uma pauta do agro não passar, não ser bem trabalhada e discutida. Mas vai continuar avançando daqui para melhor. Vão chegando novos nomes e de regiões diferentes do estado com a percepção de que o agro gera riqueza, oportunidade, renda, emprego e traça um futuro próspero para o nosso estado”, finalizou.

Este episódio encerra a temporada de entrevistas ao vivo do Apro360. O episódio completo está disponível no YouTube ou Spotify da Aprosoja Mato Grosso. Na próxima semana, o podcast traz um episódio especial de Natal e finda sua programação do ano.

Fonte:   aprosoja.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %