A Rodada Técnica é uma das iniciativas da Aprosoja MT que reforça o compromisso com a difusão de conhecimento entre os Centros de Pesquisa e os seus associados
O foco desta etapa é a adubação foliar e outros temas estratégicos, esclarecendo dúvidas e trazendo informações que podem ser aplicadas diretamente nas propriedades. A rodada permite que os produtores levem os conhecimentos adquiridos e apliquem em suas propriedades, melhorando a produtividade e o resultado esperado na colheita.
Durante o evento, o Vice-Presidente Oeste da Aprosoja MT, Gilson Antunes de Melo, destacou a importância do diálogo entre pesquisadores e produtores dentro dos núcleos com foco na escuta das demandas locais. “O CTECNO Parecis, vem até a região falando de todo o seu trabalho durante o ano, como você foi as pesquisas e os resultados. Isso é de extrema importância para o produtor, que ele também fica sabendo tudo o que acontece, tudo o que é de novo, tudo o que ele pode aplicar no seu dia dia dentro da sua propriedade”, afirmou.
A pesquisadora do CTECNO Parecis, Daniela Facco, explicou que os avanços dos estudos de adubação foliar complementam o solo e garantem uma resposta rápida às plantas, auxiliando os produtores rurais entre as safras.
“A adubação foliar é utilizada como estratégia para os produtores, como uma forma de nutrição para as culturas, principalmente micronutrientes. A forma principal de realizar a adubação das culturas é via solo, mas a adubação foliar entra como uma estratégia para suprir pequenas quantidades de nutrientes. E aí por isso os micronutrientes acabam sendo mais utilizados. Ela é feita num período vegetativo da cultura, quando ela já tem área folhada. E aí é realizada essas aplicações por meio de pulverizações, com o foco de aplicação na folha para que ocorra essa absorção via folhada”, explicou.
Para o produtor rural e delegado do núcleo de Diamantino, Flávio Kroling, a participação do agricultor nas Rodadas Técnicas é tão essencial quanto às visitas ao campo experimental. “Tão importante quanto a visita lá no campo experimental, é participar na rodada técnica. Agora a gente colhe os dados daquilo que a gente viu no campo. Participando da rodada técnica, a gente assimila esse conhecimento e aí a gente vai tentar levar para dentro da nossa propriedade. Eu acredito que não tem como você ir lá olhar e não participar da rodada técnica. Eu acho que é de extrema importância o agricultor participar, ter os dados para depois levar para dentro da sua propriedade”, afirma Flávio.
A delegada coordenadora do núcleo de Tangará da Serra, Patricia Regina Barbosa Pasa, o papel estratégico da Rodada Técnica na disseminação de informação de qualidade aos produtores rurais da região.
“A Rodada Técnica tem o propósito de apresentar os resultados do CTECNO Parecis, que é um campo experimental da entidade que a gente tem em Campo Novo do Parecis, e também apresentar novas tecnologias, novos resultados. A Rodada convida os produtores a conhecer um pouco mais dos experimentos que estão sendo feitos lá no CTECNO e convidar os produtores para que possam ir lá, prestigiar, olhar, também buscar novas informações, dar o feedback de todos os experimentos que estão sendo feitos lá. Então, eu acho muito importante que a Aprosoja MT, além de todas as funções institucionais, está também rodando os núcleos com a rodada técnica, trazendo cada vez mais informação e tecnologia para os nossos associados”, explicou.
A Rodada Técnica é uma das iniciativas da Aprosoja MT que reforça seu compromisso com a difusão de conhecimento entre os Centros de Pesquisa e os seus associados. O próximo encontro será realizado nesta terça-feira (12.08), em Comodoro, às 18h30, no Parque de Exposição de Comodoro.
Fonte: aprosoja.com.br