Durante o encontro, a entidade apresentou seus programas e ações que reforçam o compromisso dos produtores mato-grossenses com o desenvolvimento e a segurança alimentar
Os representantes da Interbev puderam conhecer iniciativas como o Projeto Guardião das Águas, que monitora mais de 105 mil nascentes em Mato Grosso, e o Programa Soja Legal, que auxilia os produtores a manterem suas fazendas em conformidade com a legislação ambiental e trabalhista. Essas ações demonstram que é possível produzir alimentos em larga escala com responsabilidade socioambiental.
O Conselheiro Agrícola Regional na Argentina, Brasil e Chile, da Embaixada da França, Pierre-Adrien Romon, destacou a importância do encontro.
“Agradeço à Aprosoja MT por nos receber aqui. Essa comitiva com mais de 20 pessoas, todos representantes de alto nível da produção de carne na França, vieram aqui para entender como é a realidade da produção da agricultura e da pecuária brasileira. É importante isso porque os profissionais franceses viajam pouco pelo Brasil e aqui eles podem entender o desenvolvimento da agricultura brasileira. A gente enxerga que a produção de soja, milho, o desenvolvimento do etanol de milho, é uma força da economia do estado, uma força ao nível mundial, e toda essa troca de ideias foi muito interessante para que eles entendessem isso e também os desafios, saber que não é sempre fácil, que vocês têm desafios em relação aos custos e mercados”, destacou.
Um dos membros da comitiva, Emmanuelle Bernard, da região de Borgonha, que representa umas das associações de produtores de carne do país, também falou sobre a visita à Aprosoja MT.
“Nós viemos ao Mato Grosso para o Congresso Mundial da Carne e aproveitamos a oportunidade para conhecer o que se passava em torno das produções do estado e para nós, foi muito interessante o que foi apresentado pela Aprosoja MT, porque, nós, não temo suma produção tão grande de proteínas vegetais, é algo para o qual a França é mais compradora, e, então, ela realmente tem interesse em conhecer como os produtores brasileiros se organizam e como eles se adaptam à cada situação. É sempre importante conhecer a agricultura dos outros países, das outras regiões, e, sobretudo, uma agricultura tão dinâmica que a do Brasil e a do Mato Grosso”, afirmou
O encontro reforça o papel da Aprosoja MT em ampliar o diálogo internacional e evidenciar o modelo brasileiro de produção sustentável.
Fonte: aprosoja.com.br