MT: ATÉ CHORAM’: Pratos típicos abraçam memória, afeto e gula dos cuiabanos

MT: ATÉ CHORAM’:  Pratos típicos abraçam memória, afeto e gula dos cuiabanos
Compartilhar

 

 

Comemorar Cuiabá é, sem dúvida, exaltar a cultura e o diferencial do povo cuiabano. Combinado com isso, só mesmo um quintal sob a sombra de uma mangueira com uma mesa farta de comida, de preferência, um cardápio típico. Nessa festividade dos 303 anos da cidade, reportagem do GD buscou saber os pratos preferidos dos nossos leitores, confira;

A turismóloga Amanda Maciel, 34, moradora do Verdão, não pensou duas vezes. A comida preferida é arroz com galinha, mas tem que ter pequi no meio. “Até choro”, disse ela. O pequi não é necessariamente um alimento típico cuiabano, mas é uma fruta nativa do cerrado. Na sua ‘época’, é vendida de baciada nas praças do Centro da cidade.

“Como é um alimento forte, não dá pra comer todos os dias, então, geralmente é mais nos finais de semana, a gente reúne todo mundo pra comer a galinhada com pequei”, lembrou. A receita é básica: frango em pedaços, arroz e os caroços de pequi – a quantidade vai depender da sua família -, além dos temperos já conhecidos, sal, alho, pimenta, cebola, açafrão e o que mais for do seu gosto.

Lembrança do pai

Moradora do Porto, Ana Carolina Albuquerque, 43, é cuiabana de família tradicional. Mas, nem por isso o seu prato preferido é um dos já tradicionais conhecidos e até ‘clichês’ nas festas da cuiabania. Ela escolheu carne seca com banana verde. “Eu tenho uma memória afetiva grande com esse prato. Lá em casa, só eu e meu pai que gostávamos.

E eu sei fazer. Então, fazia para nós dois”, disse Ana, ao se lembrar do pai, João José, que faleceu há 7 anos. A preparação é feita com 300g de carne seca cortada em cubos, além de duas unidades de banana da terra, ainda verdes, também cortadas em cubos. Use também cebola picada, alho, tomate, sal a gosto, e cheiro verde picado.

Qualquer ocasião

Para Waldirene Arruda, que é cuiabana de coração, já que nasceu em Várzea Grande e mora em Livramento, mas trabalha e passa grande parte do tempo em Cuiabá, a Maria Isabel é um dos pratos preferidos e que vai bem em qualquer ocasião.

“Se for acompanhada de uma farofa de banana, então, melhor ainda”, disse ela. Para ela, o prato não tem segredo, já que é arroz com carne seca. Mas, o diferencial está no tempero. “Aí vai da mão de cada um. Eu faço bem tradicional, com cebolinha e salsa. Deixo o arroz ficar bem amarelinho com tempero”, lembrou.

A receita para uma boa refeição é 1,5 kg de carne seca picada, 2 kg de arroz, salsinha, cebolinha, alho, cebolas pequenas, e se você quiser pimentões. Não esqueça do colorau para dar a cor no arroz.

Farofinha sempre bem vinda

Unanimidade entre as entrevistas, a farofa de banana pode unir grego e troianos, ou melhor, cuiabanos e ‘paus rodados’. Ela pode acompanhar arroz com pequei, a Maria Isabel, carne com mandioca, peixe ensopado ou qualquer outro prato típico.

A receita é simples. Você precisa de banana da terra maduras, farinha de mandioca, cebola média, manteiga e sal a gosto. O segredo é fritar bem as bananas – depois deixe descansar. Hora de fritar a cebola, com a manteiga e o sal. Depois, acrescente farinha até corar. Por fim, acrescente as bananas e pronto.

Fonte:    gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %