MT: AVANÇO DA COVID-19: Estado mantém início das aulas 100% presenciais em fevereiro

MT:  AVANÇO DA COVID-19:   Estado mantém início das aulas 100% presenciais em fevereiro
Compartilhar

Na rede estadual de ensino o ano letivo está marcado para começar dia 07 de fevereiro próximo

Mauro Mendes: “(As aulas) Vão voltar normalmente. Não será alterado. Nós temos que tratar a educação com mais respeito

O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou o início do ano letivo 2022 na rede estadual de ensino com 100% das aulas presenciais apesar da escalada nos casos de Covid-19 e Influenza em Mato Grosso. No Estado, as aulas estão marcadas para começar dia 07 de fevereiro nas 525 unidades escolares.

Para Mendes, é preciso tratar a educação com mais respeito. “(As aulas) Vão voltar normalmente. Não será alterado. Nós temos que tratar a educação com mais respeito. A minha filha estava em Portugal quando começou a pandemia e lá a educação foi a última a parar e a primeira a voltar”, afirmou. Já aqui no Brasil, conforme ele, foi o contrário. “Aí, depois vem falar que educação é prioridade”, completou.

Por conta da pandemia do coronavírus, que causa a Covid-19, as aulas presenciais na rede estadual foram realizadas por meio do sistema híbrido (online e presencial) e retornaram 100% presencialmente em outubro do ano passado. Contudo, os casos da Covid associados aos da gripe voltaram a aumentar nas últimas semanas.

Contudo, as autoridades públicas apontam que os casos mais graves e que necessitam de internação são de não-vacinados, o que corresponde a uma baixa parcela da população. Além disso, os profissionais da educação de Mato Grosso já tiveram a oportunidade de tomarem as duas doses da vacina contra o vírus. Também os adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos também já começaram a receber a segunda aplicação do imunizante do Pfizer.

Agora, a expectativa é pelo início da vacinação para crianças entre 5 e 11 anos. Nesse público infantil, a aplicação foi liberada pelo Ministério de Saúde (MS) no último dia 06, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O Estado aguarda o envio das doses específicas para dar início à imunização nessa faixa etária.

MATRÍCULAS – As matrículas para alunos da rede estadual de ensino começaram ontem e podem ser feitas até 14 de janeiro de 2022, nas unidades escolares do município de Cuiabá; e de 11 a 14 de janeiro de 2022, nas escolas dos demais municípios do Estado. Para fazer a matrícula é necessário que os pais ou responsáveis já tenham realizado o cadastro de usuário pelo site da Seduc.

Depois de efetuar a matrícula online, o aluno maior de idade ou o pai/responsável pelo aluno menor de idade deverá comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munidos dos documentos exigidos na portaria.

Entre os documentos necessários para a matrícula estão: apresentação de documentos pessoais do pai, da mãe ou do responsável legal (RG e CPF); certidão de nascimento ou casamento do aluno; documentos pessoais do aluno (RG e CPF); fatura de consumo de Energia Elétrica da residência dos pais ou responsáveis atualizada; histórico escolar ou atestados de transferência; cartão atualizado de vacina do aluno (de acordo com a Lei Estadual nº 10.736, de 09 de agosto de 2018).

O horário de atendimento presencial nas escolas será das 8 horas às 18h. Conforme levantamento do Núcleo de Dados, Informações e Estatísticas (NDIE) da Secretaria de Estado de Educação, até o dia 16 de dezembro, o sistema contabilizou o ingresso de 9.612 novos usuários no portal de matrícula, com uma média de 640 novos cadastros por dia.

Fonte:     diariodecuiaba.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %