MT: Desfile de Carnaval de Cuiabá 2026 estreia na Arena Pantanal

MT:  Desfile de Carnaval de Cuiabá 2026 estreia na Arena Pantanal
Compartilhar

 

 

Blocos tradicionais e escolas de samba abriram o Desfile de Carnaval de Cuiabá 2026 com homenagens e investimento público recorde.

O Desfile de Carnaval de Cuiabá 2026 teve início na noite desta sexta-feira (7), na passarela montada na área externa da Arena Pantanal, conforme programação oficial divulgada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A abertura foi marcada pelo desfile do bloco Banana da Terra, que comemorou 30 anos de fundação diante de um público diverso, com entrada gratuita e arquibancadas cobertas.

Conforme apurado pela reportagem no local, o Banana da Terra levou à avenida um samba-enredo dedicado aos “30 anos de magia” do bloco, criado em 1996 a partir do encerramento do Beleza Pura. As alas desfilaram nas cores verde, rosa e amarelo, enquanto a bateria, comandada pelo puxador conhecido como Marruco, conduziu o ritmo da apresentação.

No encerramento, passistas carregaram bandeiras em homenagem a ícones do carnaval cuiabano, como Pretinha e Dona Beth. Moradora do bairro Araés, Pretinha faleceu em dezembro de 2025 e era reconhecida como guardiã das tradições locais do samba. Já Dona Beth, irmã de Pretinha, é uma das fundadoras do Banana da Terra. Também foi lembrada Dona Celina, referência comunitária e mãe do tenente Emilton Jorge, mestre de Capoeira e Taekwondo.

Investimento público e profissionalização do carnaval

Segundo dados oficiais do Governo de Mato Grosso, o Desfile de Carnaval de Cuiabá 2026 recebeu investimento de R$ 2,1 milhões, por meio da Secel-MT. Em declaração institucional, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, afirmou que o objetivo é oferecer uma experiência segura e estruturada, além de impulsionar setores como hotelaria e gastronomia.

O secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, explicou que os aportes começaram há três anos, após a regularização da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá. A entidade passou a centralizar a organização dos desfiles, permitindo a aplicação de recursos públicos conforme critérios legais.

Segurança, diversidade e programação

A reportagem confirmou a presença de cerca de 50 policiais militares atuando na área do desfile, arquibancadas e camarotes, garantindo um ambiente familiar. Além do Banana da Terra, passaram pela avenida o Tradição do Araés, Luxo Folia, Agora Q Q Esse e a Escola de Samba Império de Angola, com enredos que abordaram ancestralidade, religiosidade afrodescendente e personagens históricos do carnaval local.

Ao todo, dez jurados — três de Cuiabá e sete do Rio de Janeiro — avaliam quesitos técnicos do Desfile de Carnaval de Cuiabá 2026. A programação segue no sábado (8) com os blocos Boca Suja, Melados, Império da Casa Nova e a Escola de Samba Payaguás. A apuração ocorre no domingo (9), seguida do anúncio dos campeões e shows de encerramento


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %