O deputado Eduardo Botelho já propôs que EMPAER desenvolva um programa de inserção econômica pesqueira junto aos agricultores familiares de Mato Grosso
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (UB) visitou a Fazenda Maravilha, localizada na cidade de Santo Antônio do Leverger. A fazenda desenvolve um dos mais ambiciosos e bem sucedidos negócios de piscicultura do estado. Entusiasta da atividade, Botelho foi conhecer de perto o projeto que tem se destacado na criação de Tilápia, um peixe exótico, que vem conquistando mercados tanto a nível nacional quanto internacional.
Botelho que já realizou diversas proposituras para promover a piscicultura, uma delas é a Indicação no 6492/2021, que solicita a realização de um termo de cooperação técnica ou de fiel depo- sitário de máquinas apreendidas, em desmatamentos irregulares e em atividades garimpeiras irregulares, para a EMPAER desenvolver um programa de inserção econômica de agricultores familiares através da atividade de piscicultura.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Durante a visita no projeto do Grupo Lens Piscicultura, o parlamentar expressou seu encanto com a iniciativa, reconhecendo a importância da agricultura familiar e seu compromisso em valorizar e apoiar projetos como este.
“Trabalho para desenvolver políticas que promovam programas de inserção econômica de agricultores familiares através de diversas atividades, como é o caso da piscicultura. Vamos empenhar esforços para tornar essa produção viável através de cooperativas e inserir os pescadores de rio, dessa forma contribuir para o desenvolvimento econômico e social da baixada cuiabana”, disse o deputado, quando afirmou que está convencido que esse modelo de produção deve ser o caminho para apoiar a agricultura familiar e os pescadores locais.
O Deputado Botelho, evidenciou seu compromisso em criar projetos de lei que venham apoiar essa atividade produtiva e buscar mais informações e recursos para beneficiar a agricultura familiar e promover o crescimento de projetos como o da Fazenda Maravilha. “Vamos trabalhar para atender o pequeno produtor, que precisa de assistência técnica adequada, alevinos, ração e o mercado para vender seu pescado”, enfatizou.
O presidente da Cooperativa Múltipla de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso (Coodesus), Coronel Paulo Selva e o presidente da Associação Peixes de Mato Grosso, Mário Benevides, que trabalham junto com o Grupo Lens Piscicultura, no modelo dos taques elevados na criação de Tilápia, há mais de um ano, uma tecnologia Geomenbrana, que segundo os dirigentes é o futuro da piscicultura e irá atender o mercado nacional e internacional.
“Mato Grosso tem ambiente ideal para a produção da Tilápia, devido a temperatura da água, e queremos expandir essa produção para o pequeno produtor. Ficamos felizes com a acolhida do deputado Botelho que abraçou a causa desde o primeiro momento e agora firmamos essa parceria e tenho certeza que irá ajudar a fomentar a atividade, proporcionando oportunidades de emprego e fortalecendo a economia local”, declarou Mário Benevides.
Fonte: copopular.com.br