MT: Em Cuiabá, idoso ganha prótese de nariz após câncer de pele

MT: Em Cuiabá, idoso ganha prótese de nariz após câncer de pele
Compartilhar

 

 

O aposentado Simão Costa, de 80 anos, ficou com o rosto mutilado após uma cirurgia para a remoção de um câncer de pele, em Cuiabá. Ele conviveu por seis meses com um buraco no rosto até conseguir uma prótese de nariz no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan).

Ele mora com a família em Nossa Senhora do Livramento, a 37 km da capital. Há três anos, Simão descobriu que estava com carcinoma basocelular, um câncer de pele no nariz. Por conta disso, ele precisou fazer uma cirurgia para impedir o avanço da doença.

A dentista Maria Carmem, uma das responsáveis por fazer a prótese, explicou que não basta se recuperar da doença e não conseguir voltar para o convívio social de forma plena.

“Isso devolve qualidade de vida e dignidade ao paciente. Agora ele pode ir passear sem ninguém olhar para ele e dando aquela sensação de mutilação. Não adianta só você fazer um tratamento de um câncer, ser curado, mas você não ser reabilitado para retornar à sociedade”, disse.

A prótese foi feita de silicone, tão leve e com abertura nas narinas, possibilitando a respiração normalmente.

Segundo a dentista, eles fizeram uma moldagem no rosto de Simão para ter as medidas certas e entender o rosto do paciente. Depois disso, moldaram um nariz com o material e colaram, trazendo um novo visual.

Fonte: cromt.org.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %