MT: EM CUIABÁ: Operação apreende 80kg de carnes e dezenas de produtos estragados em supermercado

MT:  EM CUIABÁ:  Operação apreende 80kg de carnes e dezenas de produtos estragados em supermercado
Compartilhar

A fiscalização foi realizada após recebimento de uma denúncia no aplicativo do órgão de defesa do consumidor

O Procon Cuiabá realizou nesta semana uma ação de fiscalização em um supermercado na capital, que resultou em uma grande apreensão de produtos. A operação ocorreu após denúncia contra o estabelecimento no aplicativo do Procon e contou com a parceria da Vigilância Sanitária Municipal. No local, a equipe confirmou os vários problemas relatados na denúncia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, foram encontrados produtos impróprios para consumo, com prazos de validade vencidos, embalados incorretamente, fungos, apodrecidos, bem como ausência de registros e refrigeração inapropriada.

Cerca de 80 quilos entre carnes (picanhas, moídas, medalhões de alcatra, bifes de ancho, mocotó, espetos de carne, bife à rolê e cupim mexicano), hambúrgueres, peixes (salmão, ventrecha de pacu, filés de tilápia), pacotes de frango a passarinho, foram retirados do estabelecimento. Além de laticínios (iogurtes).

O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Cuiabá), Genilto Nogueira, informou que foram lavrados autos de infração e constatação, conforme previsto no Código Nacional de Defesa do Consumidor e nos Regulamentos e Leis da Vigilância Sanitária do município de Cuiabá.

“O proprietário tem o prazo de até 20 dias para apresentar contestação e possíveis justificativas. A aplicação da multa somente se dá após defesa e julgamento administrativo”, explicou o secretário.

Genilto disse ainda, que conforme procedimentos adequados e utilizados pela Vigilância Sanitária, os produtos foram entregues à Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema para dentro das normas serem doados para consumo animal.

Outro lado

Entramos em contato com a rede de supermercado, pedindo uma nota de esclarecimento, através do telefone da unidade, email de contato e redes sociais. Até o momento, não houve manifestação. O espaço segue aberto.

Atualizada às 12h25 – Em nota publicada nas redes sociais, o Supermercado confirmou que houve a fiscalização em uma de suas unidades, no dia 20 de junho, mas afirmou que as informações divulgadas pela assessoria do Procon Cuiabá são “falsas e difamatórias”. Afirmou ainda que tomará as providências cabíveis.

Veja a íntegra da nota:

Estão circulando notícias falsas e difamatórias de uma inspeção efetuada no dia 20/06 em nossa unidade no Goiabeiras.

Afirmamos que não comercializamos produtos vencidos ou estragados, fato que vai contra nosso propósito e compromisso com os clientes.

Certificamos que o Curió é uma empresa séria que atua no comércio cuiabano há mais de 14 anos. Honrando sempre pelo caráter e ética profissional.

Enfatizamos que as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas, no que tange à circulação das referidas notícias.

Recebimento de denúncia do Procon Cuiabá: 

O Procon Municipal de Cuiabá – vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública – informa que além do atendimento presencial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h (sem intervalo para almoço) disponibiliza aos consumidores outros canais de recebimento de reclamações, 24 horas por dia, 7 dias por semana, via WhatsApp ((65) 3641-6400) e E-mail (procon.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br) e denúncias pelo Aplicativo “Procon Cuiabá” (disponível nas versões para Android ou IOS.

Fonte:  reportermt.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %